Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - VRAC
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos é o órgão da administração central da Universidade responsável pela coordenação de todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Prof. José Ricardo Bergmann
E-mail: vrac@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271134
Fax: 55 21 35271132
E-mail: vrac@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac
Equipe
Ana Lucia Sergio Einloft
Elizabeth Salvo Brito Jazbik (até abril)
Camila Welikson (a partir de maio)
Alexandre Rodrigues Feijão
Atos Gomes de Oliveira
Victor Martins de Farias
Assessoria de Comunicação:
Renata Arruda Ratton
E-mail: renataratton@puc-rio.br
Comitê de Ética na Pesquisa:
Profa. Ilda Lopes Rodrigues da Silva
E-mail: ilda@puc-rio.br
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa - CCPG
Prof. Paulo César Duque Estrada
E-mail: pcde@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Célia Maria de Souza Pereira
Jorge dos Santos
Nilton do Rosário Vollotão
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271613
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccpg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg
Coordenação Central de Graduação - CCG
Profa. Daniela Trejos Vargas
E-mail: dvargas@puc-rio.br
Isabela Achkar de Mendonça Pinto Farah
Adriana de Figueiredo Mendonça dos Santos
Olivia Balaguer Sequeira
Daniela Vidal Mota Campos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271137
Fax: 55 21 35271132
E-mail: ccg@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg
Coordenação Central de Planejamento e Avaliação - CCPA
Prof. Marco Antonio Casanova
E-mail: casanova@inf.puc-rio.br
Profa. Ana Maria Beltran Pavani
Anderson Barbosa da Cruz
Carla Faria Leitão
Daniel da Rosa Marques
Daniel Bindes de Campos Pereira
Giselen Pestana Cardoso
Letícia Miranda Paula
Maura Cristina Tupiniquim Cavalcanti Lyra (até abril)
Patricia Rodrigues Heizer Villela
Rosana Abreu da Cruz
Tomás Guisasola Gorham
Vanessa Aparecida Palomo Lima
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271618
Fax: 55 21 35271132
E-mails: cpa@puc-rio.br, equipeccpa@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/ccpa
Coordenação Central de Extensão - CCE
Prof. Alfredo Jefferson de Oliveira (até dezembro)
E-mail: alfredocce@puc-rio.br
Profa. Adriana Vidal de Oliveira (a partir de dezembro)
E-mail: adrianavidal@puc-rio.br
Data de Posse: 16/12/2019
Número da portaria: 69/2019
Caio Rabelo Oliveira
Fernanda da Silva Aparício Pina
Mônica Lisboa Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271384 ou 0800 9709556
E-mail: infocce@puc-rio.br
Site: www.cce.puc-rio.br
CCE - Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 225
Casa XV
Telefone: 55 21 35271384
CCE - Centro
Av. Marechal Câmara, 186, 7º andar
Telefones: 55 21 22208682 / 5935
CCE - Barra
Av. das Américas, 500, bloco 14
Sala 108, térreo – Shopping Downtown
Telefone: 55 21 976585167
CCE - Caxias
Colégio São Francisco
Rua Jorge Vieira de Medeiros, 101, Vila Meriti, Centro, Duque de Caxias, RJ
Telefone: 55 21 27711148
Coordenação Central de Cooperação Internacional - CCCI
Profa. Ângela Maria de Randolpho Paiva (CIS)
E-mail: directorccci@puc-rio.br
Coordenador-adjunto:
Prof. Ricardo Borges Alencar (LET)
E-mail: vicedirectorccci@puc-rio.br
Carla Verônica Siqueira Rodrigues
Christine Duarte
Daniel Vassallo Castro
Denis da Costa Neves
Guilherme do Nascimento Araújo
Kledson Jônio Cardoso da Silva
Leonardo dos Santos Dias
Linda Cristina Silva Pontes de Sousa
Márcia Rinaldi de Mattos (até julho)
Marcos Telles Lesbaupin
Mário José Simões
Nancy Guimarães da Silva
Renan Lopes Mendonça de Brito
Thiago Correia de Holanda Santana
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271577 / 1578
Fax: 55 21 35271132 / 1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ccci
Coordenação Central de Educação a Distância - CCEAD
Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos (EDU)
E-mail: gilda@ccead.puc-rio.br
Alessandra Muylaert Archer
Ana Luiza Ferreira Portes
Angela de Araújo Souza Ferreira
Bernardo Pereira Nunes (até maio)
Camila Welikson (até março)
Cileia Fioroti do Amaral (até março)
Clara de Souza Ishikava
Cláudio Coelho Perpétuo
Eduardo Quental Moraes
Gianna Oliveira Bogossian Roque
Gleilcelene Neri de Brito (até março)
Luiz Claudio Galvão de Andrade
Renato Gonçalves de Araújo
Romulo de Castro de Freitas
Ronnald Rezende Machado (até maio)
Thays Christina Lopes Leite da Cruz
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271554 / 1555 / 1456
Fax: 55 21 35271132
E-mail: gilda@ccead.puc-rio.br
Site: www.ccead.puc-rio.br
Coordenação de Vestibular – CCG-CVEST (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Marta de Souza Lima Velasco
E-mail: marta@puc-rio.br
Paulo dos Santos Albuquerque
Maurício Oliveira Veras
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271000
E-mail: vest@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/vestibular
Coordenação de Licenciaturas – CCG-LIC (ligada à Coordenação Central de Graduação)
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: mritasal@puc-rio.br
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 222451-900
Telefone: 55 21 35271418
E-mail: ccg-lic@puc-rio.br
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Divisão de Bibliotecas e Documentação - DBD
Ana Maria Gomes Ribeiro
E-mail: anaribeiro@dbd.puc-rio.br
Mônica Elisa Santiago de Oliveira - Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento
Carmo Souza Dias dos Santos - Secretaria
Cristina Braga Ribeiro - Secretaria
Carlos Eduardo Amorim Nunes - Supervisor, Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição
Giuliano da Costa Pereira Ferreira - Coordenador Técnico, Seção de Automação
Marta Bela Reis - Supervisora - Seção de Atendimento e Pesquisa
Patrícia Lima - Supervisora, Seção de Tratamento da Informação
Biblioteca Central
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones:
Secretaria: 55 21 35271090 / 1091 / 1881
Atendimento: 55 21 35271376 / 2189 / 1696 / 1092 / 1714 / 1376
Fax: 55 21 35271089
E-mails: biblio@dbd.puc-rio.br / bcentral@dbd.puc-rio.br
Site: www.dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e de Teologia e Ciências Humanas
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar, 2º piso da Biblioteca Central
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271963 / 1092 / 1714
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do Centro Técnico-Científico (acervo transferido para a Biblioteca Central)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271715 / 1994
E-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br
Biblioteca Setorial do CETUC
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 7º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271675
E-mails: bscetuc@cetuc.puc-rio.br / beatrizrosa@cetuc.puc-rio.br
Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas
Centro de Pesquisas Matteo Ricci
Estrada da Gávea, 50
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP:22.451-262
Telefone: (55) (21) 35272551
E-mail: thelma-bio@puc-rio.br
Rio Datacentro - RDC
Prof. José Raimundo Lopes Oliveira
E-mail: oliv@puc-rio.br
Márcia da Silva Campos - Div. Apoio Administrativo
Paula Cyrillo Gomes - Div. Apoio Técnico
Maria das Graças de Almeida Chagas - Div. Multimídia
Lea Deborah Rejtman - Sistemas Acadêmicos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Rio Datacentro
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271477 / 1478 / 1479
Fax: 55 21 35271491
E-mail: admrdc@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/rdc
Diretoria de Admissão e Registro - DAR
Prof. Washington Braga Filho
E-mail: wbraga@puc-rio.br
Bianca Pedrosa Salvini
Carolina Pucci Santos
Renata Guilherme Montalvão da Silva
Thaís da Costa Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271341
Fax: 55 21 35271345
E-mail: dar@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar
Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC
Prof. Sinésio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibic@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibic
Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e em Inovação do CNPq - PIBITI
Prof. Sinesio Pesco (MAT)
E-mail: sinesio@puc-rio.br
Ana Zélia Saboia Martins
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271613
E-mail: pibiti@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/pibiti
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES
Profa. Maria Rita Passeri Salomão
E-mail: pibid@puc-rio.br
Profa. Maria Cristina Guimarães de Goes Monteiro (LET)
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271137 / 1138
E-mail: pibid@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pibid
Programa de Residência Pedagógica (ligada à Coordenação de Licenciatura)
Profa. Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro (LET)
E-mail: residenciapedagogica@puc-rio.br
Edital 06/2018-CAPES
Olivia Balaguer Sequeira
Guilherme Félix da Silva
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefone: 55 21 35271418
E-mail: ccg-lic@puc-rio.br
Agência PUC-Rio de Inovação - AGI
Profa. Shirley Virginia Coutinho
E-mail: shirley@puc-rio.br
Prof. Ricardo Yogui – Inovação Aberta/Open Innovation e Academia x Indústria
Tais Nasser Villela - Assessoria Jurídica
Priscila Perillier O’Reilly de Araujo Castro - Novos Negócios e Projetos Colaborativos
Cristal Marques Vaz de Souza - Auxiliar III de Planejamento e Organização
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, 12º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271305
Fax: 55 21 35271309
E-mail: agi@puc-rio.br
Site: www.agi.puc-rio.br
Instituto de Mídias Digitais - IMD (instituto intercentros)
Prof. Nilton Gonçalves Gamba Junior
E-mail: gambajunior@puc-rio.br
Renata Arruda Ratton
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, sala 201
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271612
Fax: 55 21 35271132
E-mail: contato.imd@puc-rio.br
Site: www.imd.puc-rio.br
Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade - PIUES
Prof. Marcos Venicius Soares Pereira (DEQM)
E-mail: marcospe@puc-rio.br
Coordenadora Administrativa:
Carmen Lucia Sarabanda da Silva Fagundes
Daiana Mudesto da Cruz
Carlos Alves Loriano Júnior
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271062
E-mail: piuespuc@puc-rio.br
Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com deficiência - NAIPd
Profa. Renata Mattos Eyer de Araujo (DAD) (Supervisora)
E-mail: rmea@puc-rio.br
Alexandra Ancora da Luz de Souza Mendes
Tradutor e intérprete de Libras / Língua Portuguesa: Maria Paula Guimarães de Barros (a partir de abril)
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, térreo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271985
E-mail: naipd@puc-rio.br
Núcleo de Memória da PUC-Rio
Profa. Margarida de Souza Neves
E-mail: msneves@puc-rio.br
Silvia Ilg Byington
Clóvis Gorgônio de Amorim Júnior
Antônio José de Albuquerque Filho
Eduardo Gonçalves
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 263
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271661
E-mail: nucleodememoria@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/nucleodememoria
Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário
Profa. Margarida de Souza Neves (até agosto)
Prof. Frederico Oliveira Coelho (a partir de setembro)
E-mail: solar@puc-rio.br
Rita de Cássia Vasconcellos de Mattos
André Luis Gonçalves Pereira
Carlos Augusto Scalzo dos Santos
Julio Cesar Alves Nobre
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271435
Fax: 55 21 35271434
E-mail: solargm@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar
Projeto Portinari
João Candido Portinari
Rua Marquês de São Vicente, 225
Solar Grandjean de Montigny, subsolo
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271438 / 1439 / 1440
Fax: 55 21 35271441
E-mail: pp@portinari.org.br
Site: www.portinari.org.br
Balanço do Ano
Entre os registros importantes da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, no tocante ao ano de 2019, destaco o lançamento da Rede de Apoio ao Docente (RAD), pela Coordenação Central de Graduação, em complementação ao bem-sucedido trabalho da anteriormente lançada Rede de Apoio ao Estudante (RAE). A RAD veio atender a demandas dos próprios professores, e os núcleos participantes da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) se somaram à Coordenação de Educação a Distância (CCEAD) para levar formação em metodologias ativas de aprendizagem e suporte aos professores na lida com a diversidade característica do corpo discente. Além da atenção aos docentes, diversas oficinas e seminários vêm sendo realizados desde então.
Ainda na Graduação, no tocante às licenciaturas, destaco o início dos trabalhos relacionados ao primeiro edital do programa Residência Pedagógica, da Capes, que chegou à Universidade como oportunidade de estreitar o relacionamento e o trabalho com o ensino público, ampliando parcerias já existentes e criando, efetivamente, um espaço de discussão de questões e inquietações pedagógicas oriundas de experiências concretas na escola.
No contexto internacional, a PUC-Rio manteve sua tradicional liderança entre as universidades privadas do Brasil nos diferentes rankings dos institutos THE-Times Higher e QS-Quacquarelli Symonds.
No ranking THE - Latin American Ranking 2019, a PUC-Rio recebeu especial destaque nos indicadores de Internacionalização e Parceria com a Indústria, nos quais ocupa a liderança nacional, sendo a líder da América Latina. Ainda em Internacionalização, em 2019, registrou-se um aumento significativo das disciplinas ministradas em inglês, 43 atualmente. Design, Arquitetura, Filosofia, Engenharia Industrial, Letras, Relações Internacionais estão entre áreas ofertadas.
No quesito acessibilidade, destaco a criação de espaço voltado a atender portadores de necessidades especiais no 1º piso da Biblioteca Central. Gradualmente, equipamentos são adquiridos para complementar a composição da sala. A aquisição do Sara CE, um scanner de voz que possibilita o atendimento aos deficientes visuais e pessoas de baixa visão, garante mais autonomia no acesso a documentos impressos, à medida que o equipamento digitaliza o texto e o reproduz na tela com áudio. O instrumento apresenta recursos como: opções de contraste, voz, tamanho da fonte e destaques de palavras durante a leitura. As informações digitalizadas podem ser salvas no pendrive. Com isso, os usuários podem acessar tanto o acervo da Biblioteca, quanto documentos externos.
No tocante à Ética em Pesquisa, destaco a criação da Comissão de Ética de Uso de Animais da PUC-Rio - CEUA-PUC-Rio, por meio de Portaria da Reitoria de 30 de abril de 2019. A comissão tem o objetivo de analisar e emitir parecer ético dos protocolos de ensino e pesquisa com uso experimental de animais, considerando a vida e sua proteção, evitando situações adversas com impactos no bem-estar animal. A referida comissão tomou posse na Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos no dia 19 de junho.
Em Educação a Distância, o destaque vai para a integração do sistema da Coordenação Central de Extensão - CCE (SEU, Sistema de Ensino Universitário) com o Ambiente de Aprendizagem On-line, nos moldes da integração com o Sistema SAU da Universidade. A partir dessa integração, todos os cursos da CCE oferecidos presencialmente passaram a ter a possibilidade de uso do ambiente e um grande número de cursos já utilizam o Ambiente de Aprendizagem on-line da PUC-Rio para apoio ao presencial.
Em 2019, destaco ainda a incorporação, em setembro, do Solar Grandjean de Montigny, Museu Universitário da PUC-Rio – dirigido pelo professor Frederico Oliveira Coelho – pela Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. No livro de registros do Solar, nesse ano, constam 3.532 assinaturas, sem contar com alunos e professores que não registraram presença devido a apresentações e atividades acadêmicas. Exposições, intervenções, aulas, filmagens e consultas ao arquivo de pesquisa e biblioteca estão entre as atividades realizadas no Museu Universitário.
Em planejamento, avaliação e operação acadêmica, destacam-se:
- A realização de avaliações semestrais dos professores pelos alunos por ocasião da renovação de matrícula; a avaliação da experiência dos alunos da PUC-Rio que realizaram intercâmbio no exterior e a avaliação da experiência dos alunos estrangeiros que realizaram intercâmbio na PUC-Rio.
- O prosseguimento das ações de planejamento para o período de 2018 a 2022, atualizando, sempre que necessário, os dois planos de desenvolvimento da Universidade: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI da PUC-Rio) e o Plano Institucional de Internacionalização. O PDI da PUC-Rio define os objetivos, metas e linhas de ação para os cinco anos de atividades acadêmicas da instituição e de setores de apoio. O Plano Institucional de Internacionalização detalha os objetivos e estratégias transversais que a universidade estabelece para sua internacionalização.
- A implementação e aperfeiçoamento contínuos, pela CCPA, de diversos sistemas de apoio à operação da Universidade. Destacam-se: o Sistema de Requerimentos Acadêmicos; o Sistema de Inscrição da Pós-Graduação; o Sistema de Marcação de Defesas da Pós-Graduação e o Sistema de Gestão de Órgãos Colegiados. O Sistema de Requerimentos Acadêmicos informatiza a solicitação e tramitação de requerimentos sob a responsabilidade da Diretoria de Admissão e Registro - DAR, e eliminou um grande número de atendimentos presenciais pela DAR. O Sistema de Inscrição de Pós-Graduação informatiza a solicitação e acompanhamento de inscrições nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade.
Em acervo acadêmico, destacam-se:
- A continuidade da coleta guarda do acervo acadêmico da Universidade. Em 31 de dezembro de 2019, os números de arquivos digitais eram:
- Documentos de alunos - 1.031.173
- Documentos de pesquisadores e professores visitantes não vinculados - 20.711
- Documentos institucionais - 6.833
- Documentos de professores - 5.809
- O acesso via Sistema Maxwell - que opera como repositório institucional de parte da produção científica da PUC-Rio, incluindo teses, dissertações, monografias, periódicos e trabalhos de conclusão de curso selecionados - a mais de 23.000 objetos.
- Os metadados dos trabalhos acadêmicos são coletados pelo catálogo coletivo de pesquisa SHARE (http://www.share-research.org/). Já os metadados referentes às teses e dissertações são coletados pela BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/), um catálogo coletivo nacional , e pela NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations (http://search.ndltd.org/), de abrangência internacional. Estes dois catálogos servem de base para que outros repositórios repliquem os metadados visando à divulgação internacional.
- Em 2019, dois agregadores de acesso a tipos específicos de conteúdo do acervo encontravam-se operacionais; (1) o Research Data https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ResearchData/index.php), dedicado aos dados de pesquisa; (2) o Open Educational Resources @PUC-Rio (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/OER/index.php), voltado aos materiais educacionais em acesso aberto. Um terceiro agregador foi disponibilizado em 2019 - ETDs @PUC-Rio (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/). Ele tem o mesmo objetivo dos outros dois, mas os materiais que agrega são as teses e dissertações da Universidade. No final de 2019, o número de teses e dissertações no Repositório Maxwell era 11.355. Além dos acessos aos conteúdos, os agregadores oferecem estatísticas sobre os perfis das coleções e sobre os acessos aos itens das mesmas.
Em ensino, pesquisa e extensão, destacam-se:
Graduação
- Suporte psicopedagógico e orientação profissional - O atendimento, pelo Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico, NOAP, de um total de 183 alunos, a maior parte deles em atendimentos semanais, assim divididos:
- Psicopedagogia - 109
- Orientação profissional - 47
- Leitura e escrita - 27
- A oferta, pelo serviço de psicopedagogia, das oficinas: Técnicas de Estudos, Organizando os Estudos, Apresentação Oral e Mapas Mentais, que contou com a participação de 58 alunos.
- A realização de oficinas e grupos de interpretação de textos, em que são trabalhadas leitura e interpretação de textos de diferentes áreas do conhecimento e pertencentes a diferentes gêneros, sempre com foco no domínio acadêmico, atendendo um total de 51 alunos da Universidade.
- Apoio e inclusão à pessoa com deficiência - A realização de 503 atendimentos a alunos de graduação - entre eles, o atendimento a alunas cegas e a aluno com dislexia, por meio da leitura e transcrição de 6 provas de nivelamento de português e de 1 prova de disciplina específica - e pós-graduação, docentes, departamentos e funcionários, candidatos ao vestibular e profissionais de outras instituições.
- Em 2019, 309 alunos(as) declararam necessidades educacionais especiais e 231 alunos(as) utilizaram algum tipo de recurso/suporte. A intérprete de Libras acompanhou um aluno em três disciplinas no primeiro semestre e em uma disciplina no segundo, nas quais fazia anotações de pontos trazidos pelo(a) professor(a) para que o aluno pudesse ficar liberado para fazer leitura labial. Quando solicitado, e ela não estava com aluno em sala de aula, a profissional fez tradução e interpretação de Libras em eventos na Universidade: Defesa de doutorado em Estudos da Linguagem - Conflitos na coconstrução de conhecimentos por um aluno surdo do Ensino Fundamental I e interação nas aulas de Inglês de uma escola Municipal inclusiva do Rio de Janeiro - Departamento de Letras; Workshop Libras/Português 2019, com o tema Multimodalidade e Multilinguismo em Estudos Surdos: Questões analíticas e práticas de pesquisa, Departamento de Letras; Gravação em Libras para vídeo produzido pelo departamento de Artes & Design e apresentado durante a exposição Inclusão pelo viés do Design.
- A conversão de 435 textos para arquivos digitais acessíveis.
- Vestibular - No âmbito da Coordenação de Vestibular, a elaboração de dois editais, a realização de dois concursos (para ingresso no primeiro e no segundo semestres de 2019) e atividades de atendimento e gestão diretamente relacionadas; a participação em dezenas de eventos de orientação profissional realizados em colégios, entre março e setembro, para divulgação de cursos, palestras sobre a PUC-Rio e sobre os cursos oferecidos; atendimento aos candidatos para esclarecer dúvidas e orientar durante o processo de inscrição e matrícula nos cursos da PUC-Rio. Suporte aos professores durante a elaboração e a correção das provas do Vestibular.
- Iniciação Científica - A realização do XXVII Seminário de Iniciação e Tecnológica, que contou com 380 inscritos; a concessão de 242 bolsas de Iniciação Científica e de 36 de Iniciação Tecnológica; a concessão de prêmios totalizando R$ 9.600,00 aos vencedores do Prêmio Destaque de Iniciação Científica da PUC-Rio. A partir de julho de 2018, assumiu como novo coordenador institucional PIBIC e PIBITI o professor Sinésio Pesco, do Departamento de Matemática.
- Licenciaturas - No âmbito da Coordenação de Licenciaturas, o lançamento de site reunindo informações sobre os diversos cursos, programas financiados pela Capes, Programa de Estágios e Práticas de Ensino, Programa de bolsas Pró-Licenciatura, eventos realizados e informação relevantes em matérias especiais sobre a Formação de Professores. O site pode ser acessado através do link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/
- A concessão de 56 bolsas integrais, no âmbito do Programa de Bolsas Pró-Licenciatura.
- A concessão, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes, de 72 bolsas de iniciação à docência para os alunos das diversas licenciaturas, 9 bolsas de supervisão para os professores que acompanham os projetos nas unidades escolares, 3 bolsas de coordenação de área (para professores da Universidade que coordenam os subprojetos) e 1 bolsa para a Coordenadora Institucional do Programa na PUC-Rio. O programa conta ainda com 18 alunos voluntários.
- O início das atividades do Programa de Residência Pedagógica, da Capes, com a concessão de 24 bolsas para alunos residentes da Universidade, 3 bolsas para preceptores e 1 bolsa para professor-orientador da Universidade.
- A organização, em novembro, do VI Encontro Institucional do PIBID/PUC-Rio e do I Encontro Institucional do Programa de Residência Pedagógica, no auditório AMEX/PUC-Rio.
- A realização, em junho, do II Fórum de Debates da Coordenação de Licenciaturas, abordando o tema: A Formação de Professores no Brasil no contexto da Resolução nº 02/2015/CNE. A palestra foi proferida pelo professor Mozart Ramos, Diretor de Articulação do Instituto Ayrton Senna e conselheiro do CNE.
- A promoção, em parceira com o Colégio Teresiano, da VI Jornada Pedagógica, no mês de setembro, que abordou Direito à Educação, trajetórias e desafios e contou com a participação de diversos alunos das Licenciaturas da PUC-Rio e professores interessados na Formação de Professores.
- Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES) - A oferta de mais de 900 vagas em 12 cursos, no âmbito do PUC por um Semestre; a participação de cerca de 2.500 alunos em palestras sobre todos os cursos de graduação da PUC-Rio, no PUC por um Dia; a oferta, através do PIUES, de cursos de inverno do Departamento de Administração e do Instituto de Relações Internacionais; a organização de visitas guiadas pelo campus e palestras nas áreas de Direito, Administração, Engenharia, Design, Economia, Psicologia e Ciências Biológicas.
Pós-Graduação
- A criação do curso de mestrado profissional em Direito Civil Contemporâneo e Prática Jurídica.
Inovação
- Por meio da Agência PUC-Rio de Inovação (AGI/ PUC-Rio):
- O depósito de três pedidos de patentes no Brasil.
- A concessão de uma patente no Brasil.
- A concessão de duas patentes no exterior.
- O depósito de dois pedidos de patentes no exterior (inclusive PCT).
- O monitoramento e a defesa de 270 pedidos de propriedade intelectual.
- A realização de 100 atendimentos a professores, pesquisadores, alunos e visitantes.
- A análise e elaboração de 70 contratos.
- O registro de uma marca no Brasil.
- A concessão de três marcas no Brasil.
- O depósito de dois registros de programas de computador no Brasil.
- A concessão de dois registros de programas de computador no Brasil.
- A elaboração de dois contratos de licenciamento de softwares.
- A realização de dois Encontros AGI/PUC-Rio.
- O desenvolvimento de formas para monetizar o conhecimento acumulado na Universidade, além dos tradicionais modelos de transferência de tecnologia e conhecimento, por meio do licenciamento ou cessão de Patentes, Marcas, Softwares e Desenhos Industriais de propriedade da Universidade. Estes novos modelos incluem acordos de parcerias e colaboração para desenvolvimento de empreendimentos da base científico-tecnológica, nos quais a PUC-Rio aporta conhecimento desenvolvido e acumulado ao longo dos anos e a empresa parceira aporta recursos financeiros e expertise de mercado, visando à comercialização de novos produtos e serviços.
- A colaboração com os programas de mestrado e doutorado em parceria com empresas, para que as pesquisas possam ter relevância acadêmica e impacto para a sociedade, por meio de inovações que cheguem ao mercado gerando lucro, empregos ou bem-estar.
- A colaboração com a Firjan e Embaixada da Suécia na organização da Semana de Inovação Suécia-Brasil.
- A colaboração no Innovation Summit Brasil 2019 promovido pela RNAII - Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos.
- A colaboração com a Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio em apresentação sobre os Profissionais do Futuro e suas perspectivas em um mundo em transformação, no evento de recepção aos pais dos alunos do Vestibular 2020.
- A promoção do encontro da comitiva da Universidade do Porto na PUC-Rio • FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto • UPTEC - Parque Tecnológico da Universidade do Porto, em parceria com a FIRJAN e a SECTI RJ.
- A coordenação do painel Action Tank do Encontro da Comunidade Internacional de Inovação BIN@ (Business Innovation Network).
Ética em Pesquisa
- A realização das doze reuniões previstas do Comitê de Ética em Pesquisa, com pauta preenchida pela revisão de projetos , estudo e debates sobre assuntos relativos à pesquisa no meio acadêmico e às condições exigidas para futura certificação do Comitê no Sistema CONEP/CEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Comitê de Ética em Pesquisa.
- O exame de 137 protocolos oriundos de 17 (dezessete) unidades pertencentes aos quatro centros da Universidade.
- A organização de palestra da professora Thaiane Oliveira, abordando o tema: Ética, Plágio e Publicações Abertas, voltada a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação.
- A realização de palestra da professora Ilda Lopes Rodrigues das Silva, assessora de Ética em Pesquisa da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, para o Departamento de Artes e Design, abordando o tema: Questões éticas nas avaliações, durante o III Encontro de Graduação do DAD.
- Quanto à certificação do Comitê junto ao Sistema CONEP/CEP, o desenvolvimento de um curso (de 16 horas) para capacitação em Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos dos membros do comitê, professores e pesquisadores da Universidade.
- Em relação à pesquisa de uso experimental com animais no ensino e pesquisa, a assessoria de Ética em Pesquisa acompanhou estudo solicitado pelo Departamento de Psicologia no sentido de criação de uma comissão ética específica para o campo. Após várias reuniões e compartilhamento do assunto com professores de outros departamentos, foi possível levar adiante a proposta.
Educação a distância
- A gestão de cerca de 1.000 alunos em cursos de extensão on-line, a inscrição de 27 mil alunos em 1.023 disciplinas que fizeram uso do Ambiente de Aprendizagem On-line e o atendimento a mais de 1.600 alunos em disciplinas totalmente a distância.
- A oferta da 7ª turma do curso de pós-graduação lato sensu Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas (2018-2019), na modalidade a distância, em parceria com o Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CNBB), através do Departamento de Teologia.
- A realização de dois Seminários de Práticas Inovadoras, bem como de quatro Oficinas de Práticas Pedagógicas em Tecnologias Digitais para docentes da Universidade.
- A criação do ambiente para a realização das provas simuladas para os cursos cujos alunos realizaram o ENADE em 2019, a saber: todas as Engenharias; Arquitetura e Urbanismo.
Cooperação internacional
- A organização e participação em 116 visitas e reuniões com instituições estrangeiras.
- A assinatura de 43 novos convênios internacionais e a renovação de 27.
- A participação em nove eventos nacionais e cinco eventos internacionais, representando a PUC-Rio junto a universidades, associações científicas e institutos de pesquisa.
- O envio e recepção de 1.264 alunos nos programas de intercâmbio.
- A realização de programas customizados com seis universidades e instituições estrangeiras, envolvendo 150 participantes.
- A realização do programa Brazilian Seminars, envolvendo seis universidades estrangeiras.
- A realização de programas de curta duração com oito instituições estrangeiras, envolvendo 32 participantes.
Memória
- Entre os aspectos mais positivos do ano, do ponto de vista da coordenação do Núcleo de Memória da PUC-Rio, destacam-se:
- A retomada do Programa de História Oral do Núcleo com a realização, entre outras, de 6 horas de entrevistas com o Pe. Jesús Hortal S.J., e da revisão para publicação de algumas das entrevistas realizadas anteriormente.
- A continuação da digitalização e catalogação das fotos impressas do acervo do Comunicar, que estão disponíveis no site do Núcleo.
- O registro fotográfico, trabalho do fotógrafo Antônio Albuquerque, dos eventos mais significativos da vida acadêmica e comunitária da PUC-Rio.
- A seleção e catalogação desse material documental e de outros documentos encaminhados ao Núcleo de Memória, disponíveis no site do Núcleo.
- A realização de reuniões semanais da equipe para discussão de textos que permitem aprofundar questões teóricas e metodológicas do trabalho da equipe.
- A participação dos bolsistas de IC no XXVII Seminário PIBIC da PUC-Rio, com três apresentações orais.
- A produção do Anuário PUC-Rio 2018, cuja publicação em papel e em suporte digital totaliza oito Anuários produzidos pelo Núcleo. Os Anuários são documentos de gestão acadêmica e registros da memória da Universidade que consideramos da maior importância.
- A formulação da proposta do Núcleo de Memória para as comemorações dos 80 anos da PUC-Rio em 2020 e sua aprovação pela VRAC e pela Reitoria.
- O recebimento de parte do acervo de Dom Helder Camara relativo às suas atividades na diocese do Rio de Janeiro. Esse acervo vem complementar o acervo Maria Luiza Amarante e Edgard Amarante, já depositado no Núcleo.
- A possibilidade de um estágio na Alemanha (Hamburgo) da pesquisadora Silvia Ilg Byington.
- No tocante ao trabalho à frente do Solar - aqui registrado na medida em que, em virtude da não efetivação de uma equipe acadêmica própria do Museu Universitário, a equipe do Núcleo assumiu tarefas que, em princípio, não eram suas, destacam-se:
- A conclusão da campanha de arrecadação solidária para a restauração das obras de arte do acervo do Solar Grandjean de Montigny. Após a restauração, as obras foram depositadas sob a guarda de departamentos e unidades da Universidade para que, conforme escolha dos diretores, fiquem expostas nestes locais.
- A exposição comemorativa dos 40 anos do Projeto Portinari, intitulada Uma carta aos brasileiros, que contou com um número expressivo de visitantes (mais de 1.500).
- A continuidade do convênio entre a PUC-Rio e o Instituto Pedra, que, caso efetivado, permitirá uma experiência acadêmica relevante e a restauração do Solar.
- A inauguração da Biblioteca Irma Arestizábal.
- A atuação do Conselho Acadêmico do Solar, instituído em 2018.
- A participação das duas bolsistas de IC, Claudia Cristina Ferreira de Freitas (SER) e Mariana Gomes Barbosa (GEO) e da bolsista de PICT Sênior Telma Boniau Gitirana no XXVII Seminário PIBIC da PUC-Rio. com uma apresentação oral e dois posters.
- A utilização do Solar para atividades acadêmicas (lançamento de livros, palestras, atos acadêmicos, aulas, visitas guiadas etc.) e culturais (apresentações musicais, saraus, apresentação do grupo musical Pecora Loca).
- Entre os aspectos menos positivos do trabalho do Núcleo a serem assinalados, estão:
- A descontinuidade da série Memoriais de Professores Titulares, que teve apenas um número concluído, o que recolhe o memorial do Professor Luiz Fernando Soares, da Informática, publicado em 2015.
- A descontinuidade da coluna Crônicas de Memória, publicada no Jornal da PUC, que deixou de existir em suporte papel e mudou de proposta no formato atual, em suporte digital.
- A não implementação da proposta das cronologias por departamentos.
- A ausência de ações em conjunto com a DBD, que deram ótimos resultados em anos anteriores (exposição Junito Brandão, 50 anos de Pós-Graduação e catalogação do acervo bibliográfico do professor Leandro Konder, ainda não concluído).
- A sobrecarga da equipe do Núcleo, em função da escala dos acervos recebidos e produzidos, textuais e fotográficos, a serem digitalizados e catalogados - quantidade que ultrapassa em muito as possibilidades da equipe (acervo antigo, acervo novo, acervo Comunicar e acervos particulares)
- A interrupção e aparente impossibilidade de retomada da digitalização do acervo filmográfico da produtora Caliban, constituído principalmente pelo acervo da TV Tupi e que tem registros preciosos sobre a PUC-Rio, em função de problemas internos da Caliban.
- A interrupção da pesquisa no acervo do CPDOC do Jornal do Brasil.
- A experiência de insucesso na relação entre o Solar Grandjean de Montigny e o Núcleo de Memória, que desgastou e sobrecarregou a equipe. Ainda que explicitado em último lugar, esse foi o problema mais difícil do ano 2019.
Bibliotecas
- Em prestação de serviços, destacam-se:
- O desenvolvimento de um Programa/Sistema de reserva para as salas de estudo em grupo, de 2 a 5 pessoas, no segundo piso da BC. Permite que o usuário faça a reserva de qualquer dispositivo à qualquer hora. Possibilita, além do controle eficaz das reservas feitas, a geração de estatísticas mais apuradas.
- A criação de imagens para localização dos livros nas estantes. Ao pesquisar no catálogo da Biblioteca, o usuário pode visualizar onde está o material desejado. Inicialmente, disponível apenas para os livros da Coleção Didática (bibliografia básica e complementar dos cursos de graduação), que ficam no 1º piso da Biblioteca.
- A criação de uma nova opção de pesquisa, no site da Biblioteca, que coloca em destaque a coleção de Teses e Dissertações Digitais da PUC-Rio, permitindo filtrar também as T&Ds de acesso aberto.
- Em infraestrutura, destaca-se:
- A criação de mais uma sala de estudo individual na Biblioteca Setorial do CTC, com 29 lugares.
- Em eventos, destaca-se:
- A apresentação do projeto BIA, assistente virtual da Biblioteca, como um dos destaques do Workshop de Inteligência Artificial Aplicada às Bibliotecas – GIDJ-Brasília. Palestra ministrada por Giuliano Ferreira, idealizador do projeto e supervisor da Seção de Automação da DBD.
- Em doações, destaca-se:
- O recebimento da importante doação do Departamento de Teologia: Patrologiae Cursus Completus, produzida entre 1844-1866 pela Imprimerie Catholique de J. P. Migne, que se subdivide em duas grandes séries: Patrologiae Latina, com 217 volumes - dos quais a Biblioteca recebeu 198; Patrologiae Graeca, com 161 volumes, dos quais a Biblioteca recebeu 101. A DBD intermediou o restauro e encadernação das obras. A coleção encontra-se disponível somente para consulta.
Rio Datacentro
- Em atividades técnicas, operacionais e administrativas do Rio Datacentro, destacam-se:
- A implantação de laboratórios virtuais, através da chamada solução VDI (Virtual Desktop Infrastructure), que permite que as estações de trabalho utilizem apenas o conjunto monitor-teclado-mouse dos microcomputadores que as constituíam; podem também ser usados equipamentos conhecidos como thin clients, de baixo consumo de energia. O processamento, o armazenamento de dados e o armazenamento de programas são realizados em servidores localizados no CPD.
- A solução permite: (i) que se estenda a vida útil de equipamentos; (ii) reduz os esforços de manutenção; (iii) aumenta a flexibilidade e a disponibilidade do laboratório; e (iv) facilita a administração do espaço no atendimento às demandas dos usuários. Foi adotada em parte das salas do laboratório de microcomputação do RDC, com expansão prevista para 2020. A par disso, um laboratório de 30 estações foi posto em funcionamento no Departamento de Psicologia.
- A solução VDI implicou na necessidade de grande manutenção evolutiva do sistema de administração do laboratório, originalmente concebido para estações de trabalho físicas e que agora controla também as estações virtuais. Durante 2019, o sistema lidou com 69.500 alocações de microcomputadores para uso individual e 48.400 para aulas presenciais.
- A substituição de servidores (máquinas) físicos por virtuais:
- O programa de substituição teve como metas: (i) a economia de energia elétrica, com redução da demanda sobre nossos geradores e no-breaks; (ii) redução da carga térmica, em proveito dos sistemas de ar-condicionado do CPD; (iii) redução do espaço ocupado e do peso sobre a estrutura do piso do CPD; e (iv) aumento da flexibilidade e eficiência na administração dos serviços executados nas máquinas. Foram substituídos, entre outros, servidores de bancos de dados do SAU e SGU, dos serviços de correio eletrônico corporativo e dos serviços de acompanhamento de bolsas PIBIC e PIBITI.
- A melhoria no monitoramento dos espaços ocupados pelos recursos de TI:
- O Centro de Operação de Redes, o CPD e os pontos de distribuição de rede pelo Campus (wiring closets) passaram a contar com sensores adicionais de temperatura, umidade e fumaça. Esses sensores dispõem de recursos para envio automático de mensagens (24/7, por email e SMS) para o pessoal do RDC diretamente interessado.
- A iluminação do CPD e das casas de máquinas dos sistemas de ar-condicionado foi otimizada por meio de sensores de presença que acendem as luminárias, mantidas normalmente apagadas. Isto assinala a presença de pessoas no recinto, em proveito da vigilância, além de reduzir o consumo de energia elétrica.
- O número de câmeras de vigilância foi aumentado, tendo sido substituídos os equipamentos analógicos por digitais, com sensor de presença e sensibilidade para pouca luminosidade. A cobertura abrange todos os espaços internos sensíveis, o parque de geradores e respectivos reservatórios de combustível. Foi, também, aumentada a capacidade de armazenamento dos servidores do sistema de câmeras, para que se disponha das imagens gravadas por período maior.
- Complementarmente, monitores de vídeo foram instalados na guarita da segurança defronte ao prédio do RDC e na guarita da brigada de incêndio.
- A melhoria na segurança física do material e do pessoal:
- Foram definidas e sinalizadas rotas de escape para casos de sinistro. Novos mecanismos de proteção e acessórios de abertura e fechamento foram instalados nas portas de emergência.
- Foram instalados monitores de vídeo em guaritas da segurança e da guarita da brigada de incêndio, como mencionado anteriormente.
- Foram revistos os procedimentos de emergência, dos quais devem participar equipes de segurança e dos bombeiros.
- Este trabalho contou com a colaboração do SESMET (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIU (Coordenação de Inspetoria Universitária).
- Melhoria nas redes de dados:
- A infraestrutura de redes de dados cabeadas foi reforçada por meio da ativação de novos equipamentos ativos de rede e enlaces de fibra ótica, em resposta às crescentes demandas de natureza acadêmica e administrativa.
- A infraestrutura de redes sem fio foi igualmente incrementada, tendo sido acrescentadas nove novas áreas iluminadas ao total da cobertura da Rede Wi-Fi PUC, que, ao final de 2019, contava com 205 APs (pontos de acesso). Em 2019, foi observada uma média semanal de 11.000 usuários, que fizeram acesso ao serviço por meio de mais de 15.000 dispositivos portáteis.
- Tanto a Rede-PUC, cabeada, como a Rede Wi-Fi PUC são continuamente monitoradas e sujeitas a mecanismos de segurança e disciplina de tráfego, visando à preservação da disponibilidade do serviço. As ações preventivas necessárias e parte significativa das ações corretivas são empreendidas independentemente de solicitação por parte dos usuários.
- Em serviços prestados às unidades organizacionais da PUC-Rio, destacam-se:
- A administração, manutenção e operação do Laboratório de Microcomputação de uso geral da PUC-Rio. Esse espaço conta com duas salas dedicadas a usuários individuais; 3 salas que podem ser utilizadas tanto por usuários individuais como por turmas em aulas presenciais; 3 salas dedicadas a aulas presenciais; 1 sala destinada a trabalhos em grupo; 1 sala destinada a uso rápido (sem necessidade de reserva) e 1 miniauditório para a apresentação de trabalhos acadêmicos. Durante 2019, 69.500 sessões de trabalho foram alocadas a usuários individuais e 48.400 a usuários em disciplinas/turma.
- O atendimento, sob demanda, de 3.275 ordens de serviço oriundas das diferentes unidades organizacionais, assim distribuídas: 626 de infraestrutura física de redes de dados; 211 de infraestrutura elétrica; 1.345 de manutenção de estações de trabalho nos departamentos e 1.093 solicitações ao Centro de Operação de Redes.
- O acesso remoto para suporte às estações físicas da rede segura, diminuindo o tempo dos atendimentos e otimizando o emprego da equipe técnica.
- A operação e hospedagem de servidores:
- O RDC opera os servidores em que são executados os principais sistemas de apoio às administrações geral e acadêmica, tais como o SGU e o SAU. Opera, também, os servidores em que são executados os serviços de Internet corporativos, tais como o site na Web, as listas de correspondência e o correio eletrônico. Quanto a este último, ressalte-se sua confiabilidade, graças a sistemas antivírus e anti-SPAM (em 2019, foi processada a média mensal superior a 110.000 emails, dos quais mais de 30.000 foram bloqueados devido a causas diversas).
- O RDC mantém, à disposição dos departamentos, um servidor de grande capacidade, para hospedagem dos sites departamentais. Portanto, as unidades acadêmicas que optaram por utilizar esse serviço eximem-se do ônus da manutenção, operação e segurança física dessas máquinas em suas dependências.
- O RDC oferece também às unidades organizacionais hospedagem para máquinas servidoras próprias, que se destinem a serviços de natureza corporativa. Cabe assinalar os benefícios dessa hospedagem: segurança física, ambiente climatizado, energia estabilizada e perene, além de enlace com a Internet assegurado (via RedeRio/Redecomep-RNP).
- CCE, CCEAD, IAG, DCTC e Sistema Maxwell já faziam uso dessa facilidade. A DBD veio a incorporar-se ao grupo em 2019.
- Em desenvolvimento e manutenção do site corporativo, destacam-se:
- O atendimento a 10.746 solicitações de atualização (média de 895/mês). Nesse ano, o Painel de Eventos do site corporativo foi veículo de divulgação de 336 eventos acadêmicos organizados pela PUC-Rio.
- O atendimento a demandas mais complexas, que envolvem projetos gráficos, bem como desenvolvimento e implementação de soluções técnicas, que são programadas e atendidas dentro da disponibilidade de mão de obra ou seguindo prioridade atribuída pela VRAC:
- Entre essas podem ser citadas: (i) página de entrada do site da PUC-Rio com aplicação do selo 80 anos, nas versões Desktop, móvel, e nos idiomas Português e Inglês; (ii) site do Vestibular PUC-Rio TECFIN, do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira; (iii) site dos Cursos de Licenciaturas; (iv) novo site da RAD (Rede de Apoio ao Docente); (v) site-repositório de Relatórios e Resumos do Seminário de Iniciação Científica 2019 - PIBIC; (vi) sites executados na Plataforma “Publique!” - atualização para a nova versão); (vii) ferramenta para consulta via Web aos quadros de vagas de Intercâmbio; (viii) treinamento dos Editores Científicos de Revistas Acadêmicas da PUC-Rio para o uso da plataforma OJS - Open Journal Systems e (ix) aprimoramento do sistema de busca do site, que passou a conferir à administração da PUC a possibilidade de destacar por meio de imagens, nos resultados, assuntos que devam merecer mais ênfase.
Professor José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos