Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 1126 / 1127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Organograma
Coordenações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Prof. Luiz Antonio Luzio Coelho
E-mail: artcoel@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
Prof. José Alberto Sampaio Aranha
E-mail: aranha@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381 / 1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego
Rua Marquês de São Vicente, 225, casa V
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271462
E-mail: nima@puc-rio.br
Site: www.nima.puc-rio.br
Campus Tinguá
Geógrafo Flávio do Nascimento Moreno Fernandes
E-mail: morenofernandes@yahoo.com.br
Estrada da Boa Esperança, 1.050
Tinguá – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – CEP: 26063-450
Telefone: 55 21 37677722
Balanço do Ano
Tecgraf (Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico)
Embora tenhamos tido um ano com significativa desaceleração econômica e a Petrobras (nossa maior parceira em P&D) tenha sofrido cortes pesados no seu orçamento, o Tecgraf continuou desenvolvendo normalmente suas atividades, assinando 31 novos contratos de pesquisas e renovando outros oito, além de implementar um importante Termo de Cooperação com o BG E&P Brasil Ltda., pelos próximos seis anos, para desenvolver modelagem geomecânica acoplada.
Com a Petrobras, projetos de P&D foram realizados, nas áreas abaixo:
- Dados geofísicos: aquisição, processamento e interpretação
- Estudos geológicos das bacias sedimentares
- Simulação de reservatórios (fluxo, geomecânica e escoamento)
- Gerenciamento de reservas e reservatórios
- Poços: estabilidade, revestimento, planejamento e acompanhamento da perfuração
- Riser e umbilicais
- Modelagem, estabilidade e projetos de unidades marítimas
- Automação de processo em engenharia e operação de plantas industriais
- Meio ambiente e segurança
- Operação e treinamento
- Monitoramento, automação e logística
- Fontes alternativas de energia
- Monitoramento, automação e logística de frotas
- Planejamento da logística e da produção
- Meio ambiente e segurança
- Automação de processo em Engenharia
Também é importante registrar que o quadro do Tecgraf tem buscado, constantemente, seu aprimoramento técnico-científico, conforme atestam os seguintes números:
Doutores |
61 |
Mestres Pós Graduação Latu Sensu |
84 12 |
Engenheiros, Analistas e outros profissionais |
167 |
Bolsistas e Estagiários |
87 |
Nivel Médio |
4 |
Total |
415 |
iiLER (Instituto Interdisciplinar de Leitura)
Projeto de Internacionalização: convênio firmado com a Universidade Autónoma de Querétaro (México) para pesquisa na área de literatura e leitura com crianças; a realização da 1ª fase do Projeto São Tomé e Príncipe, que pretende organizar uma biblioteca com acervo de literatura brasileira, e que, nesta etapa, reuniu 500 títulos para envio; e o desenvolvimento de um programa-piloto com a Universidade Nacional do México (UNAM) com uma série de sete videoaulas para formação de leitores.
Encerramento dos projetos: Leitura e Cidadania nas UPPs, que capacitou 42 adolescentes atendidos pelo NEAM como dinamizadores de leitura, podendo atuar em projetos culturais na Comunidade da Rocinha; e o projeto Universo das Artes, que realizou mapeamento e análise de iniciativas da cena artístico-intelectual oferecidas no Município do Rio de Janeiro em 2015. (Financiados pela FAPERJ)
- Cursos de Extensão: em parceria com a CCE, foram oferecidos nove cursos, atendendo um total de 190 alunos.
- Ações interdepartamentais: continuidade da parceria com o NEAM, pela oferta de uma oficina de formação em leitura e teatro, e com a Gerência de Recursos Humanos, oferecendo o curso Destrava Línguas e o Clube de Leitura, ambos para funcionários da PUC.
- Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio: participação em eventos promovidos pela UNESCO e preparação para o lançamento da Revista Digital da Cátedra, que tratará da contribuição da leitura para o atingimento dos objetivos sociais e culturais definidos por aquela agência.
- Publicações: foram lançados três novos títulos da Coleção Leituras e Leitores (em parceria com a Editora Reflexão) e três edições da Revista Digital LER (07, 08 e 09)
- Biblioteca do iiLer: ações de dinamização da biblioteca, visando ao lançamento do sistema de empréstimo de livros à comunidade PUC; início das atividades do Grupo de Ledores do iiLer, constituído por alunos do curso Leitura em Voz Alta – que estão atuando em hospitais e instituições de acolhimento a crianças e idosos. Continuação da pesquisa empreendida pelo GELIJ - Grupo de Estudos em Literatura Infantojuvenil, visando à composição da Biblioteca Digital do iiLer.
NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente)
Reciclagem de material eletrônico: no período de Janeiro a Outubro de 2015, foram doados 14.357 quilos de material eletrônico para o projeto Fábrica Verde, da Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Desse material, 2.980 quilos foram reaproveitados e 11.377 quilos enviados para reciclagem.
Reunião com representantes da AUSJAL: em novembro de 2015, representantes de diversas universidades integrantes do AUSJAL (Associação das Universidades Jesuítas da América Latina) se reuniram na PUC-Rio, para discutir ações e mobilizações para o ano de 2016, definindo frentes e objetivos no Projeto Pan-Amazônia, nos quais a Pontifícia tem protagonismo.
XXI Semana de Meio Ambiente: a XXI Semana do Meio Ambiente aconteceu em Junho de 2015, entre os dias 9 e 11, com o tema Rumo à Cura do Planeta. Ao longo do evento, foram oito palestras e uma mesa de debate para abordar problemas e soluções sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas. Além disso, buscou-se atrair a atenção das pessoas e chamá-las para a ação, conscientizando-as da importância do seu papel como agente da mudança. Grandes empresas participaram do evento, como o Rock in Rio, o Comitê Rio 2016, e outros. O público total estimado foi de 450 pessoas.
Projeto de Educação Ambiental Jornadas Ecológicas: o projeto Jornadas Ecológicas no campus Gávea e no campus rural de Tinguá atendeu 620 alunos e 52 professores no período de março a outubro de 2015. O total de horas-aulas foi de 90 horas no campus Gávea; 40 horas no campus rural de Tinguá; e 36 horas de capacitação com professores; totalizando 166 horas no projeto de educação ambiental.
Os alunos são de Escolas Públicas da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. O projeto conta com cursos e atividades, fazendo com que as crianças tenham uma aproximação com o Meio Ambiente, aprendendo formas sustentáveis de convívio com o local.
Instituto Gênesis
- A área de Cultura Empreendedora disseminou o empreendedorismo em 2015 de forma transversal para 1133 pessoas, por meio de 3 programas de sensibilização, 4 cursos de extensão, 6 eventos, 3 projetos estruturantes, criando ambientes multidisciplinares de troca e construção de conhecimentos.
- Por intermédio da área de Apoio às Empresas, o Instituto Gênesis gerou, em 18 anos, 142 empreendimentos, que estão no mercado e juntos somam um faturamento superior a R$ 2,94 bilhões. Atualmente, o Instituto Gênesis possui em seu portfólio 17 empresas germinadas, 12 empresas incubadas, 57 graduadas e 56 satélites. Em 2015, 65 das 86 empresas germinadas, incubadas e graduadas geraram juntas um faturamento total de R$ 688 milhões e empregaram diretamente 2664 profissionais.
- A área de Desenvolvimento Local é responsável pela aplicação do conhecimento gerado pelo Instituto Gênesis para a promoção do empreendedorismo e da inovação em bairros, cidades e regiões. Em 2015 foram executados 2 projetos de desenvolvimento local que impactaram os municípios de Itaguaí e Mangaratiba (RJ), Parauapebas (PA) e São Luís (MA).
- A área de Apoio à Gestão em 2015 foi responsável por 78 aparições na mídia incluindo Incubadora e empresas incubadas, pré-ncubadas e graduadas. Recepção de 139 visitantes internacionais e 42 nacionais para conhecer as boas práticas do Instituto. Além disso, classificou o Instituto Gênesis como a 13ª melhor incubadora do mundo no Global Top 25, ranking elaborado pela UBI Index.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento