Vice-Reitoria
Apresentação
O Vice-Reitor, a quem compete substituir o Reitor em suas ausências e impedimentos, bem como exercer as funções e executar as tarefas delegadas por ele, é nomeado pelo Grão-Chanceler, por indicação deste, ouvida a Sociedade Brasileira de Educação, por período igual e simultâneo ao do Reitor.
Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J.
E-mail: fivern@puc-rio.br
Equipe
Alécia Suaid Moura
E-mail: asm@puc-rio.br
Ivone de Figueiredo Santos
E-mail: ifs@puc-rio.br
Pedro Luiz Soares Ferreira
Telefones: 55 21 35271120 / 1121
Organograma
Coordenações
Coordenação Central de Infraestrutura (CCIE)
Prof. Moisés Henrique Szwarcman
E-mail: moises@ele.puc-rio.br
Rodrigo Polycarpo Silva Santos (Assistente de Coordenação)
E-mail: rpolycarpo@puc-rio.br
Felipe Monteiro Oliveira dos Santos
E-mail: fmoliveira@puc-rio.br
Carolina Gomes dos Santos
E-mail: carolina.gomes@puc-rio.br
Adler Rolim do Carmo
E-mail: adler@puc-rio.br
Brenna Beserra Paz
E-mail : eubreninha@gmail.com
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 335
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22451-900
Telefones: 55 21 35271244 / 1129
Fax: 55 21 35271711
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Conselho de Identidade e Missão
Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J. – Presidente
Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Prof. Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio
Prof. João Geraldo Bellochio
Prof. Pe. José Abel de Sousa S.J.
Pe. Djalma Rodrigues de Andrade
Pe. José Maria Fernandes Machado S.J.
Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Prof. Pe. Luis Correa Lima S.J.
Prof. Ênio Frota da Silveira
Profa. Andréia Clapp Salvador
Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J.
Prof. Roberto Cintra Martins
Profa. Daniela Trejos Vargas
Prof. Pe. Geraldo Dôndici Vieira
Thelma Maria Albuquerque Ono
Anair Oliveira dos Santos
Alexandre Medeiros de Araujo
Associação de Antigos Alunos (AaA)
Andrea Cecília Ramal - Presidente
Ricardo Lagares Henriques - Vice-Presidente e Diretor Financeiro
Luiz Augusto de Oliveira Candiota - Diretor de Relações Públicas
Edna Miquelina Negrel Hargreaves
Alberto Keiiti Yamamoto
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sobreloja
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro – RJ
Telefones: 55 21 35271466 / 1467
E-mail: aaa@aaa.puc-rio.br
Site: www.aaapucrio.com.br
Balanço do Ano
Algumas breves observações relativas ao ano de 2015 e às reponsabilidades que me foram confiadas, seja estatutariamente, em virtude do meu cargo de Vice-Reitor, seja por delegação do Reitor:
1) O fato de substituir o Reitor nas suas ausências - o que ocorre com certa frequência devido ás inevitáveis relações do Reitor no campo educacional com outras entidades, no nível municipal, estadual e federal - me permite constatar que, do ponto de vista do seu governo e organização, a PUC-Rio atingiu um elevado grau de maturidade. Os colaboradores mais imediatos do Reitor, sejam os Vice-Reitores, sejam os responsáveis pelas Assessorias da Reitoria, sejam outras unidades vinculadas com ela, exercem suas funções com um elevado grau de responsabilidade e fidelidade à identidade e aos princípios que caracterizam a PUC.
2) Com certa frequência também me toca representar o Reitor nas relações que a nossa Universidade mantém com muitas outras universidades no mundo todo. Esses contatos revelam o elevado grau de prestígio que a PUC usufrui nos meios acadêmicos e o crescente interesse de muitas universidades, algumas delas bem conhecidas, de estabelecer relações com a nossa Universidade.
3) No ano de 2015, não houve reuniões do Conselho de Identidade e Missão cuja Presidência foi confiada ao Vice-Reitor. O fato de não ter havido reuniões revela que os princípios e valores que caracterizam a nossa Universidade e definem a sua identidade e missão - e que são responsabilidade desse Conselho – já estão bem presentes no dia a dia da vida Universitária. Por outro lado, não podemos tampouco negar que esse Conselho ainda não encontrou o seu espaço de influência e ação na estrutura organizacional da PUC.
4) Outra responsabilidade confiada à Vice-Reitoria são as relações da Universidade com a Associação de Antigos Alunos (AaA) que tem a sua própria personalidade e autonomia em relação com a PUC. Apesar da dedicação e dos esforços da sua Presidente, a Dra. Andrea C. Ramal, e dos seus colaboradores mais imediatos, as relações da Associação e dos ex-alunos com a PUC como tal são ainda fracas. Às vezes essas relações são mais frequentes e significativas com os Decanatos e Departamentos, nos quais os antigos alunos estudaram do que com a Universidade como um todo. É um assunto que mereceria ser melhor estudado.
5) Semanalmente, o Vice-Reitor se reúne com os principais responsáveis pela Coordenação Central e Infraestrutura e espaço Físico (CCIE). Essa coordenação e muito importante devido às limitações, no que toca ao espaço disponível, do nosso campus da Gávea. Nesses últimos anos, a aquisição por parte da PUC, de propriedades perto desse campus tem aliviado consideravelmente a crescente pressão e demandas por espaço que o crescimento da PUC inevitavelmente comporta: crescentes demandas por espaço tanto para salas de aula, como para laboratórios e projetos. A esse respeito, a sadia descentralização de parte das responsabilidades acadêmicas e administrativas nos Decanatos, Departamentos e Unidades complementares, que desde os inícios caracterizou o governo da PUC, nem sempre foi acompanhada pelo necessário conhecimento das necessidades da Universidade como um todo e a identificação efetiva e, até diria, afetiva, com elas: essas necessidades não são apenas da PUC como tal, do “todo”, mas também das unidades que a compõem.
6) Até agora uma das responsabilidades confiadas ao Vice-Reitor eram os contatos e relações com a Associação das Universidades confiadas aos cuidados da Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). Ultimamente, depois da reformulação da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) e da criação da Coordenação Central de Internacionalização (CCI), vinculada diretamente com a Reitoria, julgamos que essas relações com AUSJAL deveriam ficar sob a responsabilidade da CCCI e da CCI, e não do Vice-Reitor. Se houver aspectos dessas relações mais diretamente relacionados com a natureza religiosa ou “jesuítica” dessas Universidades, o Vice-Reitor poderia sempre intervir e dar o seu parecer.
Em geral posso afirmar que, do ponto de vista da Vice-Reitoria, o ano de 2015 foi um ano muito bem sucedido. O prestigio da PUC-Rio continuou crescendo, apesar das dificuldades que o nosso país e também o setor educativo experimentaram e continuam experimentando do ponto de vista não apenas político, mas também, e diria, sobretudo, econômico.
Prof. Pe. Francisco Ivern S.J.
Vice-Reitor