Departamento de Geografia e Meio Ambiente - GEO
Administração
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
E-mail: augustoc@puc-rio.br
Profa. Regina Célia de Mattos
E-mail: rcm@puc-rio.br
Prof. João Rua
E-mail: joaorua@uol.com.br
Coordenador Adjunto:
Prof. Álvaro Henrique de Souza Ferreira
E-mail: alvaro_ferreira@puc-rio.br
Profa. Regina Célia de Mattos
E-mail: rcm@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Frings, sala 413
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271666 / 35271667
Fax: 55 21 35271878
E-mails: geocoord@puc-rio.br; posgeo@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/geografia.html
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/proggeo.html
Site: www.geo.puc-rio.br
Secretaria
Edna Magnólia Garcia Nascimento
Marcia Valéria Monteiro Coutinho (Pós-Graduação)
Fábio Júlio Oliveira Silva – Secretário Substituto (a partir de novembro)
Colegiados
Prof. Álvaro Henrique de Souza Ferreira
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira
Prof. João Rua
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego
Profa. Regina Célia de Mattos
Prof. Alexandro Solórzano
Prof. Álvaro Henrique de Souza Ferreira
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Prof. João Rua
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego
Prof. Marcelo Motta de Freitas
Profa. Regina Célia de Mattos
Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira
Prof. João Rua
Profa. Regina Célia de Mattos
Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira
Prof. Alexandro Solórzano
Profa. Regina Célia de Mattos
Prof. Álvaro Henrique de Souza Ferreira (até julho)
Prof. Rodrigo Penna Firme Pedrosa (a partir de agosto)
Corpo Docente
Prof. Alexandro Solórzano
Prof. Álvaro Henrique de Souza Ferreira
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Prof. Bernardo Baeta Neves Strassburg
Prof. João Rua
Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego
Prof. Marcelo Motta de Freitas
Profa. Regina Célia de Mattos
Prof. Rodrigo Penna Firme Pedrosa
Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira
Profa. Andrea Teixeira Acioly Ferreira
Prof. Cleber Marques de Castro
Prof. Eduardo Pimentel Menezes
Prof. Felipe de Noronha Andrade
Prof. João Luiz de Figueiredo Silva
Prof. Luciano Ximenes Aragão
Prof. Marcelo Alonso Morais
Prof. Rafael da Silva Nunes
Profa. Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
Profa. Renata dos Santos Galvão
Prof. Sérgio Cadena de Vasconcelos (a partir de agosto)
Prof. Clemente Herrero Fabregat, Univ. Autónoma de Madrid, Espanha
Cursos
Bacharelado em Geografia
Licenciatura em Geografia
Iniciados em 1941
Avaliados pelo MEC com o conceito 5 para o ciclo avaliativo de 2010 a 2012
Mestrado Acadêmico iniciado em 2007.2
Mestrado em Geografia
Área de concentração:
• Geografia e Meio Ambiente
Linhas de pesquisa:
• Transformação da paisagem
• Espaço e sustentabilidades
• Educação geográfica e cidadania (a partir de setembro)
Avaliado pela CAPES com conceito 4 para o triênio 2010/2012
Especialização:
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Extensão:
Planejamento e Gestão da Cidade: Políticas, Programas e Projetos Socioambientais
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Grupos de Pesquisa
Geotecnologias e Transformação da Paisagem. Coordenador: Prof. Luiz Felipe Guanaes Rego. Ano de formação: 2004.
Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro. Coordenador: Prof. Augusto Cesar Pinheiro da Silva. Ano de formação: 2005.
MorfoTektos Puc-Rio. Coordenador: Prof. Marcelo Motta de Freitas. Ano de formação: 2012.
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização. Coordenador: Prof. Alvaro Henrique de Souza Ferreira. Ano de formação: 2008.
Universidade Sustentável. Coordenadores: Profs. Fernando Cavalcanti Walcacer e Luiz Felipe Guanaes Rego. Ano de formação: 2011.
URAIS - Grupo de Estudos Urbanos e Rurais. Coordenadores: Profs. Alvaro Henrique de Souza Ferreira e João Rua. Ano de formação: 2011.
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Institut für Soziale Ökologie, Alpen-Adria-Universität Klagenfurt (Áustria)
Possibilitar pesquisas e publicações em conjunto e ministrar disciplina em sistema de ensino a distância. Data de início: 2007
Technische Universität Braunschweig (Alemanha)
Possibilitar o desenvolvimento de Programa de Pós-Graduação internacional (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental) oferecido pela Technische Universität Braunschweig e a PUC-Rio (Departamentos de Engenharia Civil, Mecânica e Industrial; Serviço Social; e Geografia e Meio Ambiente). Data de início: 2009
University of Würzburg (Alemanha)
Possibilitar o intercâmbio de docentes e discentes e o desenvolvimento de pesquisas. Data de início: 2010
Universidad de Madrid (Espanha)
Possibilitar Professor do quadro principal participante de programa de Mestrado e Professor emérito visitante internacional com bolsa PV- FAPERJ (2013-2014). Data de início: 2011
Balanço do Ano
O ano de 2014 foi especialmente importante para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Com a obtenção da nota 4, dada ao Programa no ano anterior, consolidou-se, ao longo de 2014, a estruturação do curso de Doutorado em Geografia que está sendo analisado pela CAPES. Além desse reconhecimento institucional recebido pelo Programa, o curso de Mestrado em Geografia ganhou uma terceira linha chamada de Educação Geográfica e Cidadania, frente à tradição das pesquisas sobre temas da Licenciatura em Geografia do Departamento que, pela sua tradição e bons resultados, recebeu 25 bolsas PIBID/CAPES – a maior quantidade de bolsas das Licenciaturas da PUC-Rio. Esse quantitativo de bolsas possibilita a expansão da formação de professores de Geografia para o ensino básico – uma das funções estruturais da Universidade – ampliando, portanto, as pesquisas na área do ensino, que existem nos grupos de pesquisa do Departamento. No processo seletivo para o Mestrado, ocorrido em setembro de 2014, houve a inscrição de mais de uma dezena de professores da rede oficial de ensino de todo o Brasil interessados em desenvolver pesquisa na linha, a partir de suas metodologias e práticas docentes.
Deve-se chamar atenção também para a consolidação do quadro docente do Departamento de Geografia e Meio Ambiente. Com 10 professores doutores, todos eles pesquisadores em grupos de pesquisa diversos e subsidiados, de alguma forma, por autarquias brasileiras de apoio à pesquisa, os docentes abriram novas frentes de investigação que reforçam a qualidade e a excelência acadêmica do quadro. Chama-se atenção para as pesquisas realizadas sobre a Geografia e Sustentabilidade (reflorestamento, melhoria da qualidade dos solos, qualificação de mão de obra no campo e em áreas periurbanas, entre outras), as Águas no Rio de Janeiro e suas Potencialidades (fornecimento, produção de energia, irrigação) e a Geografia Política (novas estratégias de gestão política dos territórios), que vêm sendo reforçadas nas discussões e atividades internas do Departamento, frente à necessidade de a sociedade contemporânea entender e atuar nesses temas de importância crescente.
Em 2014, houve importantes eventos científicos apoiados e financiados pelo Departamento. O primeiro deles, ocorrido em setembro de 2014, foi o II Encontro de Grupos de Pesquisa organizado pelo PET, e que contribuiu não apenas para a divulgação das pesquisas dos inúmeros grupos de pesquisa do Departamento, mas, sobretudo, para criar conexões entre essas pesquisas e os diversos Departamentos da PUC-Rio. Diálogos foram travados e importantes conexões foram estabelecidas para a horizontalização e a verticalização das pesquisas desenvolvidas entre Departamentos diversos. O segundo evento foi o 1° Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (1° CONGEO), organizado pelo grupo de pesquisa GeTERJ em um pool com outras sete instituições de ensino superior e de pesquisa no Brasil, através da Rede Brasileira de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (REBRAGEO). O evento, realizado na PUC-Rio, em outubro de 2014, trouxe mais de 400 participantes brasileiros e internacionais para o campus Gávea, com a apresentação de trabalhos em mesas coordenadas, grupos de discussão e conferências diversas. Tal evento gerou anais com mais de 1400 páginas de trabalhos dessas áreas nacionais e internacionais, e transformou-se em um marco da pesquisa sobre temas relevantes para a sociedade mundial na atualidade. Em 2016, o CONGEO será realizado em Natal, na UFRN. O terceiro evento, ocorrido em novembro de 2014, foi o II Simpósio Internacional de Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Campo-Cidade (SIMEGER). O evento, em sua segunda versão, teve uma quantidade expressiva de geógrafos de referência das comunidades científicas brasileira e internacional nessas áreas e contou também com a exposição dos alunos de pós-graduação do Programa, reforçando-se o perfil de integração graduação/pós-graduação sobre o qual se baseiam os cursos do Departamento de Geografia e Meio Ambiente. O evento foi organizado por um pool de grupos de pesquisa do Departamento com um da UERJ.
Finalmente, o ano de 2014 foi aquele em que os planos de estruturação do espaço físico foram definidos e estão sendo encaminhados. Com a definição de seis laboratórios de pesquisa (Ecologia, Geografia Física, Sustentabilidades, Geoprocessamento, Geografia Humana e de Práticas Pedagógicas), estes vêm sendo, desde o segundo semestre de 2014, montados nas dependências do Colégio São Marcelo e agregarão parte expressiva das pesquisas das três linhas existentes no Mestrado (e do futuro Doutorado) e os da graduação, reforçando-se a produção acadêmica de um Departamento que se torna diferenciado em relação aos demais da cidade e do estado do Rio de Janeiro, e que justifica as notas 4 e 5 que seus cursos (graduação, pós-graduação, avaliação discente) recebem regularmente pelas principais agências de avaliação institucional do país.
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Diretor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente
Projeto Arquiteturas territoriais no estado do Rio de Janeiro, Bolsa Jovem Cientista Nosso Estado, financiado pela FAPERJ.
Projeto Águas do Rio de Janeiro, financiado pela AGEVAP.
Projeto Avaliação do sucesso da restauração através de indicadores de sustentabilidade: o caso da cidade do Rio de Janeiro.
Projeto abordagens interdisciplinares para a sustentabilidade de espaços urbanos.
______________________________________________________________________________________________________________
Todos os dados foram fornecidos pelo departamento ou extraídos do site do CNPq.