Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento - VRD
Apresentação
A Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento é o órgão executivo que orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades para o desenvolvimento da Universidade.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
E-mail: sergio.bruni@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício da Amizade, Ala Kennedy, 2º andar
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271125 / 35271126 / 35271127
Fax: 55 21 35271119
E-mail: majo.soares@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrd
Organograma
Coordenações
Unidades Complementares e Órgãos Vinculados
Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico
Prof. Marcelo Gattass
E-mail: mgattass@tecgraf.puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J.
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35304000
Fax: 55 21 35204122
E-mail: tcg@tecgraf.puc-rio.br
Site: www.tecgraf.puc-rio.br
Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER
Prof. Luiz Antonio Luzio Coelho
E-mail: artcoel@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefone: 55 21 35271960
E-mail: reler@puc-rio.br
Site: www.catedra.puc-rio.br
Instituto Gênesis - IG
Prof. José Alberto Sampaio Aranha
E-mail: aranha@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22451-900
Telefones: 55 21 35271381/1371
E-mail: genesis@puc-rio.br
Site: www.genesis.puc-rio.br
Campus Tinguá
Geógrafo Flávio do Nascimento Moreno Fernandes
E-mail: morenofernandes@yahoo.com.br
Estrada da Boa Esperança, 1.050
Tinguá – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – CEP: 26063-450
Telefone: 55 21 37677722
Balanço do Ano
A Vice-Reitoria de Desenvolvimento destaca como pontos mais significativos de seu trabalho em 2014:
Instituto TecGraf
Embora a conjuntura nacional em 2014 se apresentasse com preocupantes sinais de desaceleração econômica, com reflexos diretos no mais relevante contratante dos produtos do TecGraf, que é a Petrobras, não foi observada qualquer diminuição das demandas, muito pelo contrário – certamente, por serem as mesmas fundamentais para o desenvolvimento dos negócios daquela empresa. Assim, a carteira de projetos trabalhados continuou com o mesmo vigor e criatividade dos últimos anos, notadamente para os itens que se seguem: dados geofísicos; estudos geológicos das bacias sedimentares; simulação de reservatórios; gerenciamento de reservas e reservatórios; poços; riser e umbilicais; modelagem; automação; meio ambiente e segurança; operação e treinamento; monitoramento, automação e logística; e, finalmente, fontes alternativas de energia.
Vale destacar que o TecGraf também atuou em outras áreas de vital importância para a Petrobras e alguns outros demandantes, tais quais simulação e treinamento; monitoramento, automação e logística de frotas; planejamento da logística e da produção; automação de processo em engenharia; bem como realidade aumentada em transmissão de jogos de quadra.
Para o desenvolvimento das atividades acima elencadas, a Equipe TecGraf contou com 387 profissionais – 58 Doutores e 106 Mestres –, além de mestrandos, engenheiros, analistas, estagiários e outros profissionais de níveis superior e médio.
Instituto GÊNESIS
A busca permanente do fomento ao espírito empreendedor tem sido uma constante na já longeva vida do Instituto, em que se buscou a formatação da cultura empreendedora e, após 17 anos de atividades, foi possível levar a cabo a formação de 14.464 alunos matriculados no Ensino de Empreendedorismo na Graduação.
No que concerne à Empresa Junior, suas prioridades foram que os alunos entrassem em contato com histórias inspiradoras e experiências enriquecedoras, além de conhecerem as experiências de sucesso vivenciadas por jovens ou empreendedores consolidados, valendo ressaltar que 45 membros da atual Empresa Júnior atuaram em 2014, realizando 40 projetos, ao preço médio de 6.493 reais e prazo médio de execução de 60 dias úteis.
Ademais, um amplo processo de inovação e desenvolvimento de negócios inovadores foi levado a cabo, espraiando-se atividades semeadoras, além de ações para germinar, incubar e acelerar projetos. Finalmente, o GÊNESIS possibilitou o desenvolvimento de territórios e ambientes inovativos, além de fomentar unidades de apoio e gestão da informação.
Instituto IILER
Em 2014, ocorreu a consolidação da nova estrutura organizacional, dos processos e da equipe de trabalho desse jovem Instituto, que abriga a bem sucedida Cátedra Unesco de Leitura, priorizando seis Programas de Trabalho: Leitura e Cidadania nas UPPs; Ler, Verbo em Formação; O Universo das Artes e suas Leituras Possíveis; Observatório de Projetos e Políticas Públicas de Leitura do Brasil e América Latina; Rede RELER; e, por fim, o lançamento da Rede Social de Leitura – todos eles atingindo plenamente seus objetivos, conforme avaliação de entidades externas de fomento.
Prof. Sérgio de Almeida Bruni
Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento