Sessão solene da 61ª Caravana da Anistia, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.
Sessão solene da 61ª Caravana da Anistia, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

> Conferência Internacional Memória: América Latina em Perspectiva Internacional e Comparada e 61ª edição da Caravana da Anistia

A conferência foi promovida pelo Departamento de Direito com o apoio do Núcleo de Direitos Humanos e do Núcleo de Memória. Houve também o relançamento da exposição Registros de uma Guerra Surda, do Arquivo Nacional, nos pilotis do Edifício da Amizade. Como encerramento da conferência, ocorreu a 61ª Caravana da Anistia. As Caravanas são sessões itinerantes da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça nas quais são apreciados pedidos de anistia política de cidadãos perseguidos pelo Estado entre 1946 e 1988.
Programação:
14/08, às 19h, solenidade de abertura, com a participação de Paulo Abrão, da Comissão de Anistia e Secretário Nacional de Justiça; Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio; Valéria Barbuto, da Memoria Abierta; Prof. Francisco de Guimaraens, Diretor do Departamento de Direito da PUC-Rio; Maristela Baioni, do PNUD; Maurício Azêdo, da Associação Brasileira de Imprensa; às 20h, Conferência Memória e Ética, com Doudou Diène, da International Coalition of Sites of Conscience.
15/08, às 9h, conferência Narrar e Fazer Memória em Meio ao Conflito, com Gonzalo Sánchez, do Centro de Memória Histórica, da Colômbia; coordenador: Átila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional; às 10h30m, Painel I – História, Memória e Testemunho, participantes: Profa. Margarida de Souza Neves, Coordenadora do Núcleo de Memória da PUC-Rio; Profa. Maria Paula Araújo, do Instituto de História da UFRJ; José Carlos Moreira da Silva Filho, da PUC-RS; Profa. Bethania Assy, da PUC-Rio; coordenador: Prof. Castor Bartolomé Ruiz, do Instituto de Filosofia da Unisinos; às 15h, Festival Cinema pela Verdade – filme Eu me Lembro, de Luis Fernando Lobo; debatedores: Prof. Silvio Tendler, Cineasta, da PUC-Rio; Horácio Verbitsky, do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS), da Argentina; Cecilia Boal, militante política, do Brasil, Prof. João Ricardo Dornelles, Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, coordenador: Luiz Fernando Lobo, diretor do filme; às 18h, Apresentação do Memorial da Anistia Política, participantes: José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, Profa. Rocksane Norton, Vice-Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Alípio Freire, membro do Comitê Curador do Memorial da Anistia, coordenação: Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia.
16/08, às 9h, Painel II – Comparando Iniciativas de Memória no Cenário Internacional, participantes: Mandy Sanger, do Museu do Sexto Distrito, África do Sul; Tariq Ali, do Museu da Guerra de Libertação, Bangladesh; Maja Cecen, da Fundação B92, Sérvia; Annan Ameri, do Museu Nacional Árabe-Americano, Estados Unidos; coordenador: Maurice Politi, do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo; Painel III, às 11h30m, Comparando Iniciativas de Memória na América Latina, participantes: Julio Solorzano Foppa, do Arquivo Histórico da Polícia Nacional, Guatemala; Narvaez Vargas, da Associação Caminhos da Memória, Peru; Valeria Barbuto, da Memória Aberta, Argentina; coordenadora: Katia Filippini, do Memorial da Resistência; às 15h, Festival Cinema pela Verdade – filme Reparem Bem, de Maria de Medeiros, Portugal, debatedores: Vera Vital Brasil, do Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça; Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, coordenadora: Ana Petta, co-produtora do filme.
17/08, às 9h, PUC-Rio: Para Não Esquecer, coordenador: Prof. Pe. Francisco Ivern S.J., Vice-Reitor da PUC-Rio, participante: Prof. Adriano Pilatti, do Departamento de Direito da PUC-Rio; às 15h30, Desafios e Contribuições do Tribunal Penal para a ex-Iugoslávia no Processo de Reconciliação, com Serge Brammertz, procurador do Tribunal Penal, Holanda; coordenador: Marcelo D. Torelly, da Comissão de Anistia; às 16h, Painel IV – Reparação, Memória e Verdade no Brasil, participantes: Paulo Abrão, da Comissão de Anistia; Marco Antonio Barbosa, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos; Prof. José Maria Goméz, do Departamento de Direito e Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Nilmário Miranda, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos e Comissão de Anistia, coordenador: Ivan Seixas, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; às 18h, Conferência final - O Papel da Memória na Agenda Atual dos Direitos Humanos, com Patrícia Tapattá de Valdez, da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, Argentina, e secretária-executiva da Comissão da Verdade de El Salvador (1992); coordenador: Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor Acadêmico da PUC-Rio.