Programa de Pós-Graduação - Estudos da Linguagem
Administração
O programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem é oferecido sob a responsabilidade acadêmico-administrativa do Departamento de Letras.
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa
Email: lscorrea@puc-rio.br
Coordenadora adjunta:
Profa. Erica dos Santos Rodrigues
Email: ericasr@puc-rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Padre Leonel Franca, 3° andar
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: 55 21 35271447
Email: posgralinguagem@puc-rio.br
Site: www.letras.puc-rio.br/pos_linguagem.php
Site: www.letras.puc-rio.br
Secretaria
Francisca Ferreira de Oliveira
Colegiados
Prof. Karl Erik Schøllhammer (Diretor do Departamento de Letras)
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa (Coordenadora)
Profa. Erica dos Santos Rodrigues (Coordenadora Adjunta)
Profa. Helena Franco Martins (docente)
Profa. Maria das Graças Dias Pereira (docente)
Teresa Dias Carneiro (discente)
Clarissa Xavier Ewald (discente)
Corpo Docente
Profa. Adriana Nogueira Accioly Nóbrega
Profa. Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Profa. Erica dos Santos Rodrigues
Profa. Helena Franco Martins
Profa. Inés Kayon de Miller
Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa
Profa. Liliana Cabral Bastos
Profa. Marcia do Amaral Peixoto Martins
Profa. Margarida Maria de Paula Basílio, emérita
Profa. Maria Cláudia de Freitas
Profa. Maria das Graças Dias Pereira
Profa. Maria do Carmo Leite de Oliveira
Profa. Maria Paula Frota
Prof. Paulo Fernando Henriques Britto
Profa. Rosa Marina de Brito Meyer
Profa. Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque
Profa. Barbara Jane Wilcox Hemais (aposentada)
Prof. Edison Luis Gastaldo (professor visitante – convênio PUC-Rio / UFRRJ)
Profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, emérita
Profa. Lúcia Pacheco de Oliveira (aposentada)
Maria Claudia Gonçalves Maia
IES: UFF
Orientadora: Profa. Helena Franco Martins
Mercedes Marcilese
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa
Izabel Cristina Rangel Moraes Bezerra
IES: PUC-Rio
Orientadora: Profa. Inés Kayon de Miller
Cursos
Mestrado Acadêmico e Doutorado em Estudos da Linguagem
Iniciados em 2011
Linhas de pesquisa:
- Descrição do Português, ensino e tecnologia.
- Língua e cognição: representação, processamento e aquisição da linguagem.
- Linguagem, sentido e tradução.
- Discursos, práticas cotidianas e profissionais.
Avaliados pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2007/2009
Grupos de Pesquisa
Convênios e Parcerias
Publicações
CRISTOVAO, L. S. G. "Eu sou um pouco cética com coisa de educação": ethos e práticas identitárias no discurso docente. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA. Rio de Janeiro, 2012. P. 1-16.
FREITAS, M. C.; MOTTA, E. N.; MILIDIÚ, R.; CÉSAR, J. G. G. Vampiro que brilha... rá! Desafios na anotação de opinião em um corpus de resenhas de livros. In: XI ENCONTRO DE LINGUÍSTICA DE CORPUS. São Carlos, 2012.
FREITAS, M. C.; SANTOS, D.; SILVA, R. Corpos e cores: colorindo a descrição da língua portuguesa. In: X ENCONTRO DE LINGUÍSTICA DE CORPUS. Belo Horizonte, 2012. P. 76-102.
HEMAIS, B. J. W. As imagens no livro didático de inglês-LE: uma perspectiva funcional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL). 2012.
MARCILESE, M.; RODRIGUES, E. dos S. A compreensão do quantificador universal todo no PB: avaliação da interferência de fatores visuais no processamento. In: XXIV JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2012. Natal, 2012.
MARCILESE, M.; RODRIGUES, E. dos S. A compreensão do quantificador universal 'todo' no PB: avaliação da interferência de fatores visuais no processamento. In: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE (GELNE). Natal, 2012. P. 40-50.
MOTA, C.; SIMÕES, A.; FREITAS, M. C.; COSTA, L.; SANTOS, D. Págico: Evaluating Wikipedia-based information retrieval in Portuguese. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANGUAGE RESOURCES AND EVALUATION (LREC´12). Istambul, 2012. P. 2015-2022.
PÁDUA, J. P. C. V. Norm-enacting activity as an object of study in forensic linguistics: propositions and first impressions. In: 10TH BIENNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF FORENSIC LINGUISTS. Brimingham, 2012. P. 104-114.
RODRIGUES, E. dos S. Custo e economia na derivação sintática e na formulação/parsing incremental de sentenças - Aproximações e especificidades. In: JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE (GELNE). Natal, 2012. P. 20-40.
ABRITTA, C.; OLIVEIRA, M. C. L. Os jeitinhos para se chegar a um acordo. Calidoscópio, v. 10, p. 186-193, 2012.
AUGUSTO, M. R. A.; CORREA, L. DEL, movimento sintático e o caso das passivas: considerações a partir de um modelo formal. Veredas, v. 16, p. 229-242, 2012.
BARRETO, C. M. B. Menina acanhada: uma tradução do shījīng. Cadernos de tradução, Florianópolis, v. 2, p. 181-200, 2012.
BRITTO, PAULO HENRIQUES. Som, ritmo, sentido: a arte de traduzir poesia. Ciência Hoje, v. 49, p. 1-2, 2012.
BRITTO, PAULO HENRIQUES. Tradução e ilusão. Estudos Avançados, v. 26, p. 21-27, 2012.
BRITTO, Paulo Henriques; SCHUBACK, M. S. C.; WILLIAM-OLSSON, M. Liten sommarsonett. Lyrik vännen, v. 1, 2012.
CORREA, L. O DEL à luz de hipóteses psico/linguísticas: Avaliação de habilidades linguísticas e implicações para uma possível intervenção em problemas de linguagem de natureza sintática. Veredas, v. 16, p. 200-228, 2012.
CORREA, L.; AUGUSTO, M. R. A.; LONGCHAMPS, J. R.; FORSTER, Renê. Referência anafórica com relativas restritivas de objeto: custo relativizado na interface gramática-pragmática. Linguística, v. 8, p. 257-287, 2012.
CORTEZ, C. M. Em defesa de uma atitude poética para a interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, p. 1-19, 2012.
CORTEZ, C. M. Linguística de corpus e identidade: uma análise das construções identitárias nos sambas da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 3, p. 1-20, 2012.
COSTA, I. O.; RODRIGUES, E. dos S.; AUGUSTO, M. R. A. Concordância com tópico: o caso dos verbos meteorológicos em relativas cortadoras. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, p. 62-81, 2012.
COSTA, L. M. Normas técnicas da audiodescrição nos Estados Unidos e na Europa e seus desdobramentos no Brasil: interpretação em foco. Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV), v. 13, 2012.
CRISTOVAO, L. S. G. Imagens de si no discurso de professores de espanhol língua estrangeira. Hispanista, v. XIII, 2012.
FREITAS, M. C. A lusofonia na wikipédia em 150 tópicos. Linguamática, v. 4, p. 9-18, 2012.
FREITAS, M. C.; ROCHA, P.; MOTA, C.; COSTA, L.; SANTOS, D. O que é uma resposta? Notas de uns avaliadores estafados. Linguamática, v. 4, p. 67-75, 2012.
FROTA, M. P. Maria Candida Bordenave e a tradução no Brasil. Tradução em Revista (Online), Rio de Janeiro, v. 13, 2012.
MAGALHAES, C. E. A. Diferentes metodologias no ensino de inglês como língua estrangeira: reflexões por uma prática significativa. Revista Escrita, Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-11, 2012.
MARCILESE, M. Aquisição da linguagem e habilidades cognitivas superiores: o papel da língua no desenvolvimento da cognição numérica. Alfa: Revista de Linguística, v. 56, p. 557-581, 2012.
MARQUES, D.; BASTOS, L. C. Construindo a culpa em interrogatórios policiais: recontextualizações. Veredas, v. 16, 2012.
MARTINS, Helena. Dizer-mostrar o estranho. Alea: Estudos Neolatinos, v. 14, p. 93-105, 2012.
MARTINS, Helena. Tradução e perspectivismo. Revista de Letras, Curitiba, v. 85, p. 135-149, 2012.
MARTINS, M. A. P. Shakespeares plays in print in Brazilian Portuguese. Tradução em Revista (Online), v. 12, p. 81-92, 2012.
MENEZES, J. C. A metáfora para Borges, Aristóteles, Vico e Nietzsche. Memento (Três Corações), v. 3, p. 161-171, 2012.
MORAES BEZERRA, Isabel Cristina Rangel. Prática exploratória e a formação inicial do professor reflexivo: o que vai ficar para os alunos? Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 59-76, 2012.
MORAES BEZERRA, Isabel Cristina Rangel; RODRIGUES, Renata Lopes de Almeida. Ensino de inglês para leitura: oportunidades de aprendizagem e foco no discurso. Revista Escrita, Rio de Janeiro v. 15, p. 1-17, 2012.
NOBREGA, A. N.; MAGALHAES, C. E. A. Narrativa e identidade: contribuições da avaliação no processo de (re-)construção identitária em sala de aula universitária. Revista Veredas, v. 16, p. 68-84, 2012.
OLIVEIRA, A. O. P.; MARTINS, M. A. P. Nísia Floresta e direitos das mulheres e injustiça dos homens: uma tradução em busca do original. Scripta UNIANDRADE, v. 10, p. 25-45, 2012.
OLIVEIRA, L. M.; BASTOS, L. C. Aspectos da dinâmica interacional da narração de histórias por pessoas com afasia. Calidoscópio, v. 10, p. 194-210, 2012.
OLIVEIRA, M. C. L.; SILVEIRA, S. B. O(s) sentido(s) do trabalho na contemporaneidade. Veredas, v. 16, 2012.
PÁDUA, J. P. C. V. "Vale o que está escrito": considerações em torno da relação entre direito e escrita. Direito, Estado e Sociedade, v. 38, p. 112-132, 2012.
PÁDUA, J. P. C. V. Republicanismo penal e liberdades públicas: sobre os limites da função promocional do direito penal. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 97, p. 119-142, 2012.
PEREIRA, M. G. D.; CORTEZ, C. M. Hibridismo na profissão de agentes comunitárias de saúde no atendimento à tuberculose? Entre a ordem institucional, a prática profissional e a agência pessoal. Veredas, Juiz de Fora, v. 1, p. 197-220, 2012.
RODIGUES, B. A.; CECILIO, L. A problemática da avaliação da produção e compreensão de textos escritos em português para estrangeiros. Portuguese Language Journal, v. 6, 2012.
RODIGUES, B. A.; CECILIO, L. Ser ou estar: Eis a questão! Uma proposta de descrição de usos voltada para o ensino de PLE. Revista Escrita, v. 15, p. 1-19, 2012.
SANTOS, D.; MOTA, C.; SIMÕES, A.; COSTA, L.; FREITAS, M. C. Balanço do Págico e perspetivas de futuro. Linguamática (Braga), v. 4, p. 93-99, 2012.
SANTOS, Jusinete. A análise metodológica como processo epistemológico. Vernaculum, v. 11, 2012.
VALENTE, M. I.; SILVA, L. M. A literatura como instrumento de revolução: a poesia de Langston Hughes e Grace Nichols. Literatura em Debate (URI), v. 6, p. 42-54, 2012.
BASILIO, M. M. P. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. In: O passado presente em construções lexicais: substantivos desverbais x-ção de origem latina no português. Salvador: EDUFBA, 2012.
BASILIO, M. M. P. Pesquisa em morfologia: exemplos, pressupostos, precauções. In: Ciências da linguagem: o fazer científico? Campinas/SP: Mercado das Letras, 2012.
BRITTO, PAULO HENRIQUES. A poesia no momento pós-vanguardista. In: Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
BRITTO, Paulo Henriques; NOVEY, I. Quasi sonnet. In: The world record: International voices from Southbank Centres poetry parnassus. Tarset: Bloodaxe Books, 2012.
CORREA, L.; AUGUSTO, M. R. A. A aquisição da linguagem no arcabouço minimalista sob uma perspectiva psicolinguística. In: Programa Minimalista em Foco: Princípios e Debates. Curitiba: CRV, 2012.
CORREA, L.; MARCILESE, M. La adquisición del género de nombres nuevos a partir de pistas lingüísticas en niños expuestos al español rioplantense. In: La adquisición del lenguaje y la enseñanza de segundas lenguas. Buenos Aires: Los Polvorines, 2012.
DOTTI, H.; CORREA, L.; AUGUSTO, M. R. A.; MARCILESE, M. La adquisición del género de nombres nuevos a partir de pistas lingüísticas en niños expuestos al español rioplatense. In: La adquisición del lenguaje y la enseñanza de segundas lenguas. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2012.
HEMAIS, B. J. W. Gêneros no livro didático de inglês-LE: revisitando questões. In: Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. São Paulo: Mercado das Letras, 2012.
MARTINS, Helena. Poeira de verbo. In: Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
MEYER, R. M. B. Para o bem ou para o mal: a construção de identidade pelo falante de PL2E a partir de estereótipos de brasilidade - Uma questão intercultural. In: Português para estrangeiros: questões interculturais. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2012.
MEYER, R. M. B. PUC-Rio´s International Office 20th Anniversary: A celebration of great accomplishments achieved with hard work and a lot of fun. In: Internationalization and academic quality enhancement: 20th anniversary of PUC-Rio´s International Office. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2012.
MILLER, I. K. A prática exploratória na educação de professores de línguas: inserções acadêmicas e teorizações híbridas. In: A formação de professores de línguas: novos olhares. São Paulo: Pontes Editores, 2012.
MILLER, I. K. Burnout and the beginning teacher. In: Expanding our horizons: Language teacher education in the 21st century. Minneapolis: The Center for Advanced Research on Language Acquisition, 2012.
OLIVEIRA, M. C. L.; VILHENA, J.; NOVAES, J. Lack of trust in the organizational context: A study of accounts in a privatized company. In: Discourses of trust. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
PEREIRA, M. G. D.; STAROSKY, P. Role-playing game as a pedagogical proposition for story co-construction: A Brazilian experience with deaf individuals in an educational context. In: Student usability in educational software and games: Improving experiences. Hershey, PA: Information Science, 2012.
SILVA, L. M. Caucasia, de Danzy Senna: reflexões sobre identidade e diáspora. In: Turismo entre diálogos: interpretações sobre gestão, política, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
SILVA, L. M. Diaspora and identity construction in Tar Baby and Caucasia. In: Subversive voices breaking silences: Questions of identity and otherness in English language literatures. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing, 2012.
VALENTE, M. I. Translating blackness: voice, questionings and subversion. In: Subversive voices breaking silences: Questions of identity and otherness in English language literatures. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing, 2012.