Programa de Pós-Graduação - Educação
Administração
O programa de Pós-Graduação em Educação é oferecido sob a responsabilidade acadêmico-administrativa do Departamento de Educação.
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza (até abril)
Prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza (a partir de maio)
Profa. Cynthia Paes de Carvalho, Adjunta
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves, Adjunta
Rua Marquês de São Vicente, 225
Edifício Cardeal Leme, sala 1049
Gávea - CEP: 22451-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: 55 21 35271815
Email: posedu@puc-rio.br, coordposedu@puc-rio.br
Site: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progedu.html
Site: www.edu.puc-rio.br
Secretaria
Nancy Ferreira da Silva
nancy@puc-rio.br
Marnie Siqueira de Oliveira
marnie@puc-rio.br
Geneci José Felix
Colegiados
Prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza (Coordenador)
Profa. Cynthia Paes de Carvalho
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Sousa
Profa. Alícia Maria Catalano de Bonamino
Corpo Docente
Profa. Alícia Maria Catalano de Bonamino
Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Profa. Cynthia Paes de Carvalho
Profa. Fátima Cristina de Mendonça Alves
Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos
Profa. Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Prof. Marcelo Gustavo Andrade de Souza
Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Profa. Patrícia Coelho da Costa
Prof. Ralph Ings Bannell
Profa. Rosália Maria Duarte
Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão)
Profa. Sonia Kramer
Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Profa. Zena Winona Eisenberg
Profa. Hermengarda Alves Lüdke (Menga Lüdke), Emérita
Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves, Emérita
Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva, Emérita
Maria Josefa de Souza Távora
IES: Universidade do Estado do Pará
Orientadora: Profa. Rosália Maria Duarte
André de Lemos Freixo
IES: UFRJ
Orientadora: Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Cursos
Mestrado Acadêmico iniciado em 1965
Doutorado iniciado em 1985
Mestrado e Doutorado em Educação
Área de concentração:
• Educação
Linhas de pesquisa:
• Formação de professores: tendências e dilemas
• Educação, relações sociais e construção democrática
• Processos culturais, instâncias da socialização e a educação
• História das ideias e instituições escolares
Avaliados pela CAPES com conceito 7 para o triênio 2007/2009
Especialização:
• Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas (duas turmas Gávea e uma turma Caxias)
• Especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais: Análise e Uso de Ferramentas Educativas
• Especialização em Estudos Judaicos
Extensão:
• Apropriação da Leitura e Escrita Competente: estratégias para seu enfrentamento
• Didática do Ensino Superior
• Trabalhando com Projetos: construindo caminhos para reinventar a escola
Grupos de Pesquisa
Cooperação e Avaliação em Educação a distância. Coordenadora: Profa. Gilda Helena Bernardino de Campos
Cotidiano, Educação e Cultura(s). Coordenadora: Profa. Vera Maria Ferrão Candau
Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar. Coordenadora: Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
GEProf - Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente. Coordenadora: Profa. Hermengarda Alves Ludke (Menga Lüdke)
Grupo de estudos e pesquisas sobre o professor e o ensino (GEPPE). Coordenadora: Profa. Isabel Alice Oswaldo Monteiro Lelis
Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação (SOCED). Coordenadora: Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandao)
Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE). Coordenadora: Profa. Zena Winona Eisenberg
História da Profissão Docente. Coordenadora: Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Infância, Formação e Cultura – INFOC. Coordenadora: Profa. Sonia Kramer
Jovens em Rede. Coordenadora: Profa. Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Laboratório de Avaliação Educacional – LAEd. Coordenadora: Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Fonte: Cadastro de Grupos de Pesquisa do CNPq
Convênios e Parcerias
Publicações
ALMEIDA, M. A. O. Lidar com diferença na escola - Percursos de uma pesquisa sobre saberes docentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-11.
ANDRADE, M.; CÂMARA, L. C. S. How can an education based on minimum ethics improve individuals' moral development toward global citizenship? In: ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR MORAL EDUCATION. Texas, 2012. P. 1-22.
ANDRADE, M.; CANEN, A. Currículo e diversidade: caminhos percorridos e a percorrer. In: X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES / VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO. Belo Horizonte, 2012. P. 1-7.
ANDRADE, M.; JEREZ, R. B. Educar para o pensamento e contra a barbárie: o desafio arendtiano no ensino médio. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-8.
ANDRADE, M.; LONGO, M. M. Tecendo relações entre violência escolar e autonomia moral: recentes pesquisas no Brasil e nos Estados Unidos. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-7.
ANDRADE, M.; TEIXEIRA, P. P. Educação e criacionismo: como ensinam professores de biologia que professam fé religiosa? In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. Porto de Galinhas, 2012. P. 1-9.
ANDRADE, M.; TEIXEIRA, P. P. Multiculturalismo, tolerância e ensino de ciências: evolução e criacionismo no currículo e nas práticas. In: VI COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE CURRÍCULO. Belo Horizonte, 2012. P. 1-6.
ANDRADE, M.; TEIXEIRA, P. P.; GOULART, R. S. Tolerância e religião: desafios éticos, históricos e epistemológicos para a escola hoje. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-8.
ANTUNES, A. L. Os desafios formativos do primeiro curso bilíngue de pedagogia da América Latina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO A PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESSIONAL A LA DOCENCIA. Santiago, 2012. P. 1-7.
ANTUNES, A. L. Perspectiva intercultural e a educação inclusiva de surdos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-12.
ARAUJO, C. M. Outras histórias possíveis ou por uma ecologia das temporalidades em livros didáticos de histórias. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-15.
ARAÚJO, H. M. M. Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-15.
BARROS, C. A. Educação infantil e a formação de profissionais: um panorama geral e o caso do Proinfantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). 2012. P. 1-15.
BRAGA, L. L. D. História da educação a partir de uma leitura da arquitetura/espaço escolar. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Lisboa, 2012. P. 1-17.
CABRAL, G. R. Avaliação em larga escala: reflexo nas escolas e no processo ensino aprendizagem. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Belo Horizonte, 2012. P. 1-10.
CÂMARA, L. C. S. Sobre o conceito de justiça: como estudantes do Ensino Médio o mobilizam na discussão de dilemas morais? In: ANNUAL MEETING OF THE ASSOCIATION FOR MORAL EDUCATION (AME). San Antonio, 2012. P. 1-15.
CÂMARA, L. C. S. Sobre o conceito de justiça: como estudantes do Ensino Médio o mobilizam na discussão de dilemas morais? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto das Galinhas, 2012. P. 1-13.
CAMPOS, G. H. B.; NUNES, B. P.; KAWASE, R. Annotation tool for enhancing e-Learning courses. In: THE 11TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEB-BASED LEARNING (ICWL 2012). Romênia, 2012. P. 1-15.
CAMPOS, G. H. B.; PEDROSA, S. M. P. de A.; ROQUE, G. O. B. A mediação pedagógica: um estudo a partir da percepção de professores em formação continuada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE) - SBC. Rio de Janeiro, 2012. P. 1-5.
CAMPOS, G. H. B.; PEDROSA, S. M. P. de A.; ROQUE, G. O. B. Reflexões sobre a teoria e prática da mediação. In: 18O. CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. São Luiz, 2012. P. 1-7.
CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O. B. E-Learning, collaboration and on line tutoring. In: 2ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND APPLICATIONS (ICTA 2012). Florida, 2012.
CAMPOS, G. H. B.; SILVA, E. C. Perspectivas de professores-alunos sobre a mediação pedagógica: um estudo de caso do Curso de Especialização Tecnologias e Educação. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TIC E EDUCAÇÃO (TIC EDUCA 2012). Lisboa, 2012. P. 1-9.
CANDAU, V. M. F.; MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G.; PEDROSO, C. C. A.; CIAMPI, H. Escola. Inclusão social e diferenças culturais. In: XVI ENDIPE DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO, COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Campinas, 2012.
CANDAU, V. M. F.; PEDROSO, C. C. A.; PIMENTA, S. G.; MARIN, A. J.; CIAMPI, H. Didática: entre saberes, sujeitos e práticas. In: XVI ENDIPE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA GRATUITA E DE QUALIDADE. Campinas, 2012.
CARVALHO, C. P.; ALVES, F. C. M.; KOSLINSKI, M. C. Gestão e desempenho escolar: um estudo nas redes municipais da região metropolitana do Rio de Janeiro a partir dos resultados da Prova Brasil 2009. In: COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Zaragoza, 2012. P. 1-12.
CASTRO, A. S. B. Sexualidade, gênero e diversidade: currículo e prática pedagógica. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-20.
CHAMARELLI, L. G.; RICCI, A. N.; PASSOS, P. L. P. Identidades da educação infantil nos municípios. In: SEMINÁRIOS DE GRUPOS DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS (GRUPECI). Juiz de Fora, 2012. P. 1-12.
COLVERO, K. S. Cotidiano escolar e presença religiosa: uma análise sobre práticas docentes em escolas municipais de Niterói, no Rio de Janeiro. In: SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE (RedESTRADO). Santiago, 2012. P. 1-13.
CORREA, E. V. Origem familiar, características e motivação do aluno: quais as relações com o aumento ou a diminuição do risco de repetência no final do primeiro segmento do Ensino Fundamental? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto das Galinhas, 2012. P. 1-10.
CORREA, P. M.; ANTUNES, A. L. O início da docência em uma escola privada da rede. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORES PRINCIPIANTES E INSERCIÓN PROFESIONAL EN LA DOCENCIA. Santiago, 2012. P. 1-8.
CRAVO, R. L. F. Educação superior e o processo de formulação de políticas de avaliação educacional: considerações sobre os exames de desempenho dos cursos de graduação e de formação de professores no Brasil no século XXI. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Belo Horizonte, 2012. P. 1-16.
DUARTE, R. M.; MIGLIORA, R. R. V. P.; SACRAMENTO, W. C. V.; GARCEZ, A. M. Reception and child audience of audiovisual products. In: ECREA - 2012 - 4TH EUROPEAN COMMUNICATION CONFERENCE. Istambul, 2012. P. 1-6.
EISENBERG, Z. W. Child care centers in high risk areas in Rio de Janeiro. In: ANNUAL MEETING OF THE JEAN PIAGET SOCIETY. Toronto, 2012.
EISENBERG, Z. W. Narrative analyses of risk in context. In: ANNUAL MEETING OF THE JEAN PIAGET SOCIETY. Toronto, 2012.
EISENBERG, Z. W.; DIAS, W. T. Internet e pesquisa na formação de professores: uma busca pela construção da autoria. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 50-61.
EISENBERG, Z. W.; DIAS, W. T.; PORTO, J. F. S.; FERREIRA, S. M. Favela e comunidade: uma jornada em busca de definições a partir de entrevista com professoras de creche. In: 3º SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA. Aracaju, 2012.
EISENBERG, Z. W.; NOGUEIRA, J. C. Concepções de risco para educadoras de creche atuando em comunidades do Rio de Janeiro. In: 3º SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA. Aracaju, 2012.
EISENBERG, Z. W.; NOGUEIRA, J. C. O tempo e a criança: uma pesquisa sobre os conceitos temporais no Ensino Fundamental. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Campinas, 2012. P. 12-20.
ESTEVES, P. S. M. Por uma humanidade comum: em defesa de uma identidade cosmopolita. In: ENCONTRO DA ANDHEP. Curitiba, 2012. P. 1-15.
GONÇALVES, B. M. A. P. Sonhadores - relações entre cineclubismo e juventude. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA. Recife, 2012. P. 1-17.
IORIO, A. C. F. Escola, mercado educacional? A precarização do trabalho docente numa escola privada de rede do subúrbio carioca. In: SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE (RedESTRADO). Santiago, 2012. P. 1-12.
KRAMER, S. Eu não estudei tanto tempo para agora me acostumar a gritar: as crianças, as professoras e o currículo. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Belo Horizonte, 2012. P. 1-12.
LEITE, V. F. A. Processo de recontextualização da política curricular em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-17.
LELIS, I. A. O. M.; PEREIRA, E. M. R. Professores no Museu da Geodiversidade: perfis, percepções e expectativas na relação museu x escola. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rio de Janeiro, 2012.
LIMA, M. F. M. A escolha do diretor escolar: comparando as políticas de dois municípios fluminenses. In: ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (ANPAE/RN). Niterói, 2012.
LIMA, M. F. M. Modalidade de escolha e de provimento de diretores escolares: desafios e alternativas para a gestão democrática e o alcance da qualidade da educação. In: COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Zaragoza, 2012. P. 1-11.
LIMA, M. F. M. Novos desafios para os diretores escolares: gerencialismo, responsabilização e democratização da gestão escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER). Niterói, 2012.
LONGO, M. M. As concepções de autonomia moral compartilhadas e práticadas nos cursos de formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). 10, 2012.
LONGO, M. M. Tecendo relações entre violência escolar e autonomia moral: recentes pesquisas no Brasil e Estados Unidos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-10.
LOPES, I. G. Igreja no Brasil e a tessitura da professora católica em Campos/RJ. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS (IHU). São Leopoldo, 2012. P. 1-17.
LUDKE, H. A. A dimensão formativa da investigação na formação de profissionais pelo ensino. In: VII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Porto, 2012. P. 3274-3283.
LYRA, J. T.; EISENBERG, Z. W. As práticas cotidianas de professoras-referência em Duque de Caxias: o que fazem estas professoras? In: 3º SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA. Aracaju, 2012.
MAIA, M. N. V. G.; BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Gestão: práticas, ambiguidades e dificuldades. In: SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS. Aracaju, 2012. P. 1-10.
MAMEDE NEVES, M. A. C.; PEDROSA, S. M. P. de A. Effects of the migratory process: Analyzing games played by children and mothers. In: ISCHE 34 SHCY DHA INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION. Genebra, 2012. P. 308-319.
MAMEDE NEVES, M. A. C.; ROSADO, L. A. S.; MARTINS, T. M. O. Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (Cole). Campinas, 2012. P. 1-8.
MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, A. C. P. O coordenador pedagógico, os professores das séries iniciais e as novas políticas curriculares da SME do RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-12.
MENDONÇA, A. W. P. C.; SOARES, J. C.; LOPES, I. G. A criação do Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. In: IX CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Lisboa, 2012. P. 1-10.
MESQUITA, S. S. A. Pressupostos teóricos para o estudo do Ensino Médio: cultura escolar, trabalho docente e juventude. In: SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE (RedESTRADO). Santiago, 2012. P. 1-16.
MURY, R. C. X. Aderência e vocação - Aspectos da profissão docente. In: SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE (RedESTRADO). Santiago, 2012. P. 1-9.
NASCIMENTO, A. M.; BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Infância, memória e narrativa: o portfólio como metodologia de ensino-aprendizagem no ensino superior. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Porto, 2012. P. 1-12.
NASCIMENTO, A. M.; KRAMER, S. Les enfants dans um monde incertain: les défis d'autorité, pouvoir et commandement dans de contexte du jeu. In: CONGRÈS INTERNATIONAL DES SOCIOLOGUES DE LANGUE FRANÇAISE. Paris, 2012. P. 1-15.
OLIVEIRA, A. C. P. O desafio de recontextualizar uma nova política curricular no trabalho docente: A recente experiência da Rede Municipal do RJ. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Belo Horizonte, 2012. P. 1-12.
OLIVEIRA, A. C. P. Política pública e gestão escolar: um estudo de caso no Rio de Janeiro. In: COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Zaragoza, 2012. P. 1-15.
OLIVEIRA, A. C. P. Quando a prática docente encontra o desafio de recontextualizar uma nova política: a recente experiência na rede municipal do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-20.
OLIVEIRA, A. G. Desempenho e infraestrutura: mapeamento das escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Zaragoza, 2012. P. 1-17.
OLIVEIRA, A. G.; RESINENTTI, P. M. Avaliação educacional em ciências: diferentes enfoques em um só objetivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). Goiana, 2012. P. 1-1.
OLIVEIRA, P. R. O papel das memórias na formação de professores de história. In: ENCONTRO NACIONAL DE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. Campinas, 2012. P. 1-10.
OLIVEIRA, S. N. Diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola: o caso da Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS. Florianopolis, 2012. P. 1-15.
OLIVÉRIO, V. C. M. P. Residência docente: um programa em desenvolvimento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFISSIONAL A LA DOCENCIA. Santiago, 2012.
PAPADOPULOS, C. R. Arthur Ramos e a infância como idade de ouro para a higiene mental escolar. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Lisboa, 2012. P. 1-12.
PATROCLO, L. B. A memória nacional brasileira para crianças: um estudo sobre calendários cívicos da revista O Tico-Tico. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Lisboa, 2012. P. 1-12.
PENA, A. C. As histórias de vida de profissionais de creches comunitárias da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. In: JORNADA DE HISTÓRIAS DE VIDA EM EDUCAÇÃO. Porto, 2012.
PENA, A. C. Formação dos profissionais de educação infantil no estado do Rio de Janeiro: ações e desafios. In: SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS (GRUPECI). Sergipe, 2012.
PEREGRINO, G. S. Educação intercultural e inclusiva de surdos. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Marília, 2012. P. 1-13.
PEREGRINO, G. S. Inclusão escolar de surdos na escola regular sob a perspectiva intercultural. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. São Carlos, 2012. P. 197-210.
PEREGRINO, G. S. Inclusão escolar de surdos na perspectiva intercultural. In: SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Vitória, 2012. P. 768-778.
PEREGRINO, G. S. Prática de ensino de português como L2 para surdos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO. Maringá, 2012. P. 1-10.
PINTO, C. M. Grêmio estudantis e atuação juvenil: oralidade e experiência escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS. Viena, 2012. P. 1-9.
QUEIROZ, C. P. O livro didático de história: como é escolhido? Como é usado? In: VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. Campinas, 2012. P. 1-11.
RESINENTTI, P. M. A estrutura da rede municipal de educação do Rio de Janeiro: análise dos recursos de infraestrutura e do perfil e condições de trabalho dos docentes da disciplina ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). Goiana, 2012. P. 1-10.
RODRIGUES, P. A. M. A formação de professores alfabetizadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. Niterói, 2012. P. 1-23.
RODRIGUES, P. A. M. Anatomia e filosofia de um estágio. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-16.
RODRIGUES, P. A. M. Por uma educação do campo: caminhos analíticos de processos de formação - Identidade, saberes, parcerias e reconhecimento social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. Niterói, 2012. P. 1-12.
ROSADO, L. A. S. Academic authorship of newly-graduated doctors in education and the use of digital technologies in their courses: Looking for a more complete learning. In: CONFERENCE OF THE ATEE. Eski?ehir, 2012. P. 1-16.
SA, P. T. A socialização profissional de professores de história. In: ENCONTRO NACIONAL DE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. Campinas, 2012. P. 1-16.
SA, P. T. Como "se faz" o professor de história entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinhas, 2012. P. 1-12.
SANTOS, L. S. A atuação docente diante de uma conjuntura marcada pela presença maciça das tecnologias digitais. In: SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO (SIMPED). Resende, 2012. P. 1-12.
SANTOS, L. S. O professor e a prática pedagógica no contexto da cultura digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-15.
SANTOS, L. S. O rendimento da escola e da prática docente no cenário da cultura digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Lisboa, 2012. P. 1720-1735.
SILVA, D. B. O cotidiano escolar de uma criança com dislexia e a avaliação. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Belo Horizonte, 2012. P. 1-15.
SILVA, M. L. C. Q.; XAVIER, A. P.; BRANDÃO, R. H. L. B. -. Z. The challenge of dropout in public elementary schools: A case study in the city of Rio de Janeiro. In: THE SECOND ISA FORUM OF SOCIOLOGY - INTERNATIONAL SOCIOLOGICAL. Buenos Aires, 2012. P. 1-16.
SOARES, J. C. A identidade profissional dos primeiros professores de sociologia do Colégio Pedro II. In: ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO E SOCIOLOGIA. Niterói, 2012. P. 1-10.
SOUZA, L. F. R. Me ensina a trabalhar com as mãos vazias: os discursos dos gestores sobre avaliação externa. In: COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Zaragoza, 2012. P. 1-15.
TAVEIRA, C. C. El entrelazamiento de las políticas públicas, las práticas pedagógicas y las culturas en la educación belingue enfocada en la sordera. In: VII ENCUENTRO INTERNACIONAL INCLUSIÓN. México, 2012. P. 1-15.
TAVEIRA, C. C. No limiar da piada surda. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (Cole). Campinas, 2012. P. 1-9.
TAVEIRA, C. C. Ser ou não ser, eis a não questão (ou ao menos não é a tese principal). In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (Cole). Campinas, 2012. P. 1-11.
TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. O entrelace de políticas públicas, práticas pedagógicas e culturas no campo da inclusão da pessoa com deficiências. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012.
TEIXEIRA, P. P. Evolução e Criacionismo: como ensinam professores de biologia que professam uma fé religiosa. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Porto de Galinha, 2012. P. 1-10.
VALENTIM, D. F. D. Ex-alunos negros cotistas da UERJ: o que dizem sobre suas relações com os professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Campinas, 2012. P. 1-11.
VALENTIM, D. F. D. Relações dos movimentos sociais com a educação formal na perspectiva da educação intercultural: dialogando com militantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). 2012. P. 1-1.
WALDHELM, A. P. S.; FELIPE, L. H. L. Websites escolares: uma interface gráfica na projeção da imagem de qualidade de ensino. In: SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO (SIMPED). Resende, 2012. P. 1-12.
ALVES, F. C. M. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 805-831, 2012.
ANDRADE, M.; CÂMARA, L. C. S. Sobre o conceito de justiça: como estudantes o mobilizam na discussão de dilemas morais? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 1, p. 1-14, 2012.
BANNELL, R. I. The practice of reason: Rationality, language and social ontology. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, p. 73-113, 2012.
BONAMINO, A. M. C.; RIBEIRO, V. M.; SILVA, J. L. Escolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, p. 367-392, 2012.
BONAMINO, A. M. C.; SOUZA, S. Z. L. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 373-388, 2012.
BRANDÃO, R. H. L. B.-Z.; SILVA, M. L. C. Q.; XAVIER, A. P. Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, p. 193-218, 2012.
CAMPOS, G. H. B. Inovações em EaD na América Latina. ComCiência, Campinas, v. 141, p. 1-10, 2012.
CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O. B. Atribuição de significado a partir da análise qualitativa de respostas dos alunos, através da criação de classes para estudo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 11, p. 11-20, 2012.
CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O. B.; FONSECA, M. V. A. A segunda geração da avaliação da qualidade de cursos a distância e os atributos do saber fazer. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 38, p. 55-63, 2012.
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar: a tensão entre igualdade e diferença. Nuevamérica, Rio de Janeiro, v. 134, p. 50-54, 2012.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 235-250, 2012.
CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 715-726, 2012.
CARVALHO, C. P. Vocational education and learning in higher education. Globalisation, Societies and Education, Londres, v. 10, p. 77-94, 2012.
CARVALHO, C. P.; SILVA, M. L. C. Q. Estilos de gestão, cultura organizacional e qualidade de ensino. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 9, p. 78-98, 2012.
EISENBERG, Z. W. Parece que é uma coisa até meio normal, né? Análise de narrativas sobre risco em creches de favelas. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 1, p. 209-228, 2012.
GONÇALVES, B. M. A. P. Participation and learning trajectories on the Rio Int'l Film Festival's Section for Children and Young People. Nordic Journal of Digital Literacy, Oslo, v. 4, p. 302-314, 2012.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R. Formação e intervenção como uma ação política. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 18, p. 43-46, 2012.
LELIS, I. A. O. M. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, p. 152-174, 2012.
LUDKE, H. A. Desafios para a pesquisa em formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, p. 629-646, 2012.
LUDKE, H. A.; BOING, L. A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 42, p. 426-451, 2012.
LUDKE, H. A.; MOREIRA, A. F. B.; DUBAR, C. Organização do dossiê sobre trabalho e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 42, p. 346-350, 2012.
LUDKE, H. A.; OLIVÉRIO, V. C. M. P.; RODRIGUES, P. A. M. O Mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, p. 59-63, 2012.
MAMEDE NEVES, M. A. C.; PEDROSA, S. M. P. de A. O jovem ProUni e as tecnologias de informação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, p. 145-156, 2012.
MAMEDE NEVES, M. A. C.; ROSADO, L. A. S.; MARTINS, T. M. O. Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador. Leitura. Teoria & Prática, Campinas, v. 30, p. 2207-2221, 2012.
MARCONDES, M. I.; LEITE, V. F. A.; OLIVEIRA, A. C. P. Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, p. 185-207, 2012.
RIBEIRO, A. G. A educação musical como lugar de forjar memórias e esquecimentos. Sonora, v. 4, p. 1-7, 2012.
RIBEIRO, A. G. Consolidação da internet e da explosão das mídias sociais. Eptic, Sergipe, v. 14, 2012.
RIBEIRO, A. G. Kaxinawá pesquisas sonoras. Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 11, p. 559-567, 2012.
RODRIGUES, P. A. M. Por uma educação do campo que contemple as parcerias nos processos formativos e as formas indenitárias dos povos do campo. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 15, p. 41-56, 2012.
TAVEIRA, C. C. No limiar da piada surda. Leitura. Teoria & Prática, Campinas, v. 30, p. 2749-2758, 2012.
TAVEIRA, C. C. Ser ou não ser, eis a não questão (ou ao menos não é a tese principal). Leitura. Teoria & Prática, Campinas, v. 30, p. 2739-2748, 2012.
TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site "IHA Informa" a partir de demandas e práticas docentes. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, p. 1-10, 2012.
ANDRADE, M. Construir valores numa sociedade plural: desafios da igualdade e da diferença no currículo. In: Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica. Curitiba: CRV, 2012.
BARBOSA, Silvia Neli Falcão; NASCIMENTO, A. M. Infância, memória e narrativa: o portfólio como metodologia de ensino/aprendizagem no ensino superior. In: Ensino Superior: inovação e qualidade na docência. Porto: Editora CIIE, 2012.
BONAMINO, A. M. C. Avaliação educacional, formação de professores e qualidade da educação básica: possíveis relações virtuosas e questões em aberto. In: Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Líber Livro, 2012.
BONAMINO, A. M. C.; BERNADO, E. S. A organização de turmas de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e desempenho em leitura. In: Avaliação em larga escala: questões polêmicas. Brasília: Líber Livro, 2012.
CANDAU, V. M. F. A didática e a formação de educadores: da exaltação à negação, a busca da relevância. In: A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. A didática e a relação forma-conteúdo. In: Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. In: Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. A revisão da didática. In: Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Construir ecossistemas educativos, reinventar a escola. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e cultura(s); encontros e desencontros. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. In: Didática crítica intercultural. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Educação em direitos humanos no Brasil: gênese, desenvolvimento e desafios atuais. In: Direitos humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Pallas/PUC-Rio, 2012.
CANDAU, V. M. F. Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais. In: Didática crítica intercultural. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Interculturalidade e educação escolar. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. O/a educador/a como agente cultural. In: Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: Didática crítica intercultural. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. tem sentido hoje falar de uma didática geral? In: Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Una educadora comprometida con los signos de los tiempos. In: Otra educación es posible. Madrid: NARCEA, 2012.
CANDAU, V. M. F.; LEITE, M. S. Diferença e desigualdade; dilemas docentes no Ensino Fundamental. In: Didática crítica intercultural. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F.; LELIS, I. A. O. M. A relação teoria-prática na formação do educador. In: Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CARVALHO, C. P.; BONAMINO, A. M. C.; POLON, T. L. P.; ALVES, F. C. M. Gestão, autonomia e liderança na escola: alguns conceitos e desafios atuais. In: Gestão do currículo e gestão e liderança - Coleção gestão e avaliação da educação básica. Juiz de Fora: FADEPE, 2012.
DUARTE, R. M.; MIGLIORA, R. R. V. P. Os jovens do Rio de Janeiro e as novas mídias. In: Olhares sobre a cibercultura. Florianópolis: CCE/UFSC, 2012.
DUARTE, R. M.; RIBEIRO, A. G.; GARCEZ, A. M.; MIGLIORA, R. R. V. P. O papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas no uso de mídias digitais. In: Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012.
EISENBERG, Z. W. O lugar da creche nos debates sobre parentalidade e coparentalidade. In: Maternidade e paternidade - A parentalidade em diferentes contextos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
GARCEZ, A. M. Animar, se divertir e aprender: as relações de crianças com programas especialmente recomendados. In: Escritos de pesquisa: educação, seus atores e instituições. Curitiba: CRV, 2012.
KRAMER, S. Contribuições de Lev Vigotski para a pesquisa com crianças. In: Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: Editora UEPA, 2012.
KRAMER, S. Eu não estudei tanto tempo para agora me acostumar a gritar: as crianças, as professoras e o currículo. In: Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica. Curitiba: Editora CRV, 2012.
KRAMER, S. Infância e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.
KRAMER, S. Infância e pesquisa: opções teóricas e interações com política. In: Educação infantil enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2012.
KRAMER, S.; CARVALHO, Cristina. Dentro e fora do museu: de ser contemplador, colecionador, mediador. In: Artes, museu e educação. Curitiba: Editora CRV, 2012.
LELIS, I. A. O. M. A prática do educador: compromisso e prazer. In: Novos rumos da didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
LELIS, I. A. O. M.; CANDAU, V. M. F. A relação teoria e prática na formação de professores. In: Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
LUDKE, H. A. A formação para o trabalho docente e o estágio supervisionado. In: Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba: CRV, 2012.
LUDKE, H. A.; BOING, L. A. Work and life of South American teachers in their context. In: The Routledge international handbook of teacher and school development. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2012.
LUDKE, H. A.; CRUZ, G. B. Grupos de pesquisa e formação de pesquisadores. In: Pesquisas educacionais: formação e prática. Campinas: Alínea, 2012.
MAMEDE NEVES, M. A. C. Values or technological efficiency: What is essential in a pedagogical project? In: The international handbook on cultures of teacher education: Comparative international issues in curriculum and pedagogy. Estrasburg: Analytrics, 2012.
MARCONDES, M. I. Perspectivas e limites do autoestudo: pesquisando o saber prático dos professores. In: Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará, 2012.
MENDONÇA, A. W. P. C. O ensino profissional no Brasil: contribuições das pesquisas sobre a história das instituições escolares. In: A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Editora Alínea, 2012.
MENDONÇA, A. W. P. C. Uma jovem senhora de 50 anos. In: Universidade hoje: o que precisa ser dito. Santa Maria, RS: UFSM, 2012.
MENDONÇA, A. W. P. C. Universidade, ciência, cultura e democracia no pensamento e ação de Anísio Teixeira. In: Diálogos entre Anísio e Darcy: o projeto da UnB e a educação brasileira. Brasília: Verbena Editora, 2012.
MENDONÇA, A. W. P. C. Universidade, ciência, cultura e democracia no pensamento e ação de Anísio Teixeira. In: Formación de élites y educación superior en Iberoamérica (ss. XVI-XXI). Salamanca/Espanha: Hergar Ediciones Anterna, 2012.
OLIVÉRIO, V. C. M. P. O Mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. In: Escritos de pesquisa: educação, seus atores e instituições. Curibiba: Editora CRV, 2012.
RODRIGUES, P. A. M. Uma proposta de colaboração entre universidade e escola na formação de professores através do estágio supervisionado. In: Escritos de pesquisa: educação, seus atores e instituições. Curitiba: Editora CRV, 2012.
SANTOS, L. S. Implicações do status de nativos digitais para a relação entre gerações (professor e aluno) no contexto escolar. In: Olhares sobre a cibercultura. Florianópolis: Editora CCE/UFSC, 2012.
SILVA, T. D. M. Introdução in "Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis". In: Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2012.
SILVA, T. D. M.; TOSTA, S. P. Escrever: formação e identidade num universo de escritoras. In: Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2012.
SOARES, J. C. A concepção de currículo de sociologia em Delgado de Carvalho. In: Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
CANDAU, V. M. F. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. F.; ANDRADE, M.; SACAVINO, S. B.; LUCINDA, M. C. Educação em direitos humanos e bullying: oficinas para enfrentamento e prevenção. Rio de Janeiro: Novamerica, 2012.
CANDAU, V. M. F.; ANDRADE, M.; SACAVINO, S. B.; LUCINDA, M. C. Somos todos/as iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
CANDAU, V. M. F.; MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2012.
KRAMER, S. Educação infantil enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2012.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R.; GUIMARÃES, D. O. Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.
MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, I. A.; MACEDO, E. F. Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará, 2012.
RODRIGUES, P. A. M. Escritos de pesquisa: educação, seus atores e instituições. Curitiba: Editora CRV, 2012.
SILVA, T. D. M.; TOSTA, S. P. Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2012.