Professor Pierre Henri Lucie (1917 - 1985)

Pierre Henri Lucie

Pierre nasceu na Gasconha, França, e recebeu o Baccalauréat em Filosofia e Matemática pela Universidade de Toulouse. Em 1937 ingressou na Escola Especial Militar de Saint-Cyr, criada por Napoleão Bonaparte para formar a elite do exército francês. Durante a 2ª Guerra Mundial, ele foi mantido prisioneiro de 1940 a 1945. Em sua reclusão dedicou-se especialmente ao estudo da Física, esforço que lhe proporcionou um diploma após o fim do conflito.

Com cerca de 30 anos emigrou para o Brasil, onde constituiu família. Enquanto regularizava documentos acadêmicos no país, labutou como motorista de caminhão, transportando açúcar.

Ministrou aula de Física na década de 50 no Colégio Santo Inácio e criou em Botafogo o Cursinho PH, preparatório para o vestibular em Engenharia. Em 1959 foi convidado pelo Pe. Roser S.J. para ser o Vice-Diretor do recém-criado Instituto de Física da PUC, com a função de organizar e dirigir a área acadêmica. Uma década depois teve uma participação decisiva na criação do Ciclo Básico do CTC, sendo seu primeiro Coordenador. Transferiu-se em 1977 para Campinas onde reformulou profundamente o ensino básico de Física na Unicamp. De volta à PUC-Rio, prosseguiu sua notável missão de grande mestre quando nos abandonou subitamente em 1985.

Setembro de 2007
Professor Enio Frota da Silveira