O Primeiro Concílio Plenário Brasileiro recomenda a criação da Universidade Católica.

Em setembro, o Primeiro Concílio Plenário Brasileiro declarou-se favorável à criação da Universidade Católica: “[...] por sua natureza, a universidade é o centro onde se elaboram as grandes sínteses do saber, o seminário de formação dos sábios que impulsionam progressos do conhecimento, o laboratório em que se preparam os elementos superiores da administração e da vida profissional do país, numa palavra, o órgão conservador e transmissor de todo o patrimônio de uma civilização".

“A Universidade Católica do Rio de Janeiro era um ideal antigo de todos os bons brasileiros, o desejo manifestado, em várias cartas, ao Cardeal D. Sebastião Leme, pelo S. Padre Pio XI, a palavra de ordem do Primeiro Concílio Plenário, que reunira em 1939 todo o Episcopado Nacional”. Anuário da PUC-Rio de 1950, p. 7.