Inauguração do Centro de Processamento de Dados com o Burroughs B205, primeiro computador de grande porte para uso acadêmico na América Latina.

Computador Burroughs 205 o primeiro computador na PUC-Rio, chamado de "cérebro eletrônico" com a memória de 24Kb

Em 13 de junho foi inaugurado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, com a presença do Cardeal Giovanni Battista Montini (futuro Papa Paulo VI), o Centro de Processamento de Dados da PUC-Rio, com o primeiro computador de grande porte para uso acadêmico na América Latina, um Burroughs B205. Ele foi obtido com apoio financeiro da Sociedade de Estudos e Pesquisas Técnicas (SOEPT), num consórcio com o Ministério da Guerra, o Conselho Nacional de Pesquisas, a Comissão de Energia Nuclear e a Companhia Siderúrgica Nacional. Instituições representadas no "Conselho Administrador do Computador Eletrônico": Conselho Nacional de Pesquisas, Conselho Nacional de Petróleo, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Companhia Siderúrgica Nacional, Ministério da Guerra e Escola Politécnica da Universidade Católica (EPUC).