06/11/2010 – Morre, aos 92 anos, o Pe. Fernando Bastos de Ávila, S.J.

Padre Fernando Bastos de Ávila, S.J. c.1981. Foto Antônio Albuquerque.

É com tristeza que a PUC-Rio como um todo, e em especial o Departamento de Sociologia e Política do qual foi o fundador, recebeu a notícia da morte do Padre Fernando Bastos de Ávila, S.J. ocorrida no dia 06 de novembro em Belo Horizonte. O Pe. Ávila é referência nacional e internacional na área de Sociologia e era membro da Academia Brasileira de Letras.

Na PUC-Rio, foi o fundador do Instituto de Estudos Políticos e Sociais em 1954 – que mais tarde se tornaria a Escola de Sociologia e Política e, posteriormente, o Departamento de Sociologia e Política -.

No IEPS, fundou em 1959 a Revista SPES, Síntese Política, Econômica e Social, da qual foi diretor responsável. O Pe. Ávila formou gerações de sociólogos brasileiros e a repercussão de sua morte na imprensa escrita e televisiva evidencia o quanto ele era querido e valorizado no meio intelectual brasileiro.

Para ler ou ouvir a entrevista dada por ele à Revista Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio – nº 1, jul/dez 2007, clique aqui.